Na última quinta-feira (12), a Regional Riacho realizou uma reunião de planejamento de ações para 2023 junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad. A regional tem feito uma parceria permanente com a Semad, materializada, em especial, no projeto Riacho Verde.
No encontro foram definidos temas focais para serem desenvolvidos em 2023, são eles: aumentar as ações de educação ambiental, principalmente para a comunidade escolar; traçar um fluxo de planejamento de plantio e uma estrutura robusta de arborização para os próximos passos do projeto Riacho Verde; e realizar ações de conscientização para a coleta seletiva nos bairros da região.
O administrador regional José Rodrigues ressaltou que, em 2023, o objetivo é que possamos atuar para além da arborização. “Queremos criar um trabalho de conscientização dentro das escolas da Regional Riacho e levar esses alunos a ter mais contato com a questão ambiental”. Como exemplo, José citou o parque Fernão Dias. “O parque é um espaço maravilhoso que temos aqui na região, ele pode ser cenário de trilhas ecológicas educativas que vão promover o contato com a natureza e também a educação”.
A secretária da Semad, Maria Thereza Camisão, destacou que esse trabalho é importante e deve ser intensificado, já que se trata de um programa de arborização que vem trazendo bons resultados, como o plantio de 735 mudas no território. “É importante também criarmos um plano de monitoramento e manutenção para essas centenas de árvores, garantindo a arborização do território por completo”, salientou.
Após a reunião, os encaminhamentos serão implementados pela Regional Riacho considerando a parceria com a Semad e dando foco a um dos elementos centrais desta parceria que é a participação social dos moradores do território.