Aproveitando a trégua que as chuvas têm dado na cidade nesta semana, a Prefeitura de Contagem está intensificando os trabalhos da Operação Tapa-Buraco - OTB. Diversas ruas em todas as regionais do município estão recebendo maior quantidade de massa asfáltica para fechar os buracos que abriram em diversos pontos, a fim de melhorar o trânsito de veículos e evitar acidentes.
Na manhã desta terça-feira (17/1), a prefeita Marília Campos acompanhou os trabalhos que estão sendo realizados na região do bairro Santa Cruz Industrial e reforçou a determinação de que ampliar os serviços nos dias secos, já que esta ação depende de fatores como as condições climáticas, já que a massa asfáltica deve ser aplicada em solo com temperatura mínima de 110°C. “Aproveitamos essa estiagem para reforçar a Operação Tapa-Buraco em toda cidade. nós vamos colocar um número maior de caminhões, com mais massa asfáltica, para agilizar os serviços e atender os moradores”, disse Marília.
Para garantir um serviço de qualidade e mais duradouro, a prefeitura tem feito um trabalho reforçado em pontos com deterioração mais agravada. A engenharia fiscal da Secretaria de Obras, Natália Castelo Branco, explicou que a recomposição do pavimento na rua Córdoba, no quarteirão entre a avenida Madri e Rua Sevilha, no Santa Cruz, foi ampliada para evitar que novos buracos surjam.“Nesta rua tínhamos alguns buracos maiores, e, em volta deles, o asfalto estava todo danificado, com trincas, o que a gente chama de ‘jacaré’, porque parece o couro de jacaré. Se fizéssemos o reparo somente nos buracos abertos, no dia que chovesse os outros locais trincados iriam soltar facilmente. Então, fizemos o recorte do asfalto velho e estamos recuperando a área toda com um asfalto mais reforçado”, ressaltou.
O subsecretário de obras e manutenção, Jaci Cota Teixeira, lembrou que em é comum que ocorram problemas de danificação no asfalto em períodos de chuva, principalmente por causa do excesso de carga de veículos e pelo tempo que as ruas de Contagem foram pavimentadas. Ele falou também sobre o investimento feito nesse tipo de reparo na cidade.
“Utilizamos em torno de duas mil toneladas de massa asfáltica por mês para realizar a Operação Tapa-Buraco, o que representa um investimento de R$12 a R$15 milhões por ano. Tivemos uma economia substancial e diminuição de reincidência de buracos graças ao programa Asfalto Novo, que já atendeu 53 ruas e avenidas em Contagem”, destacou.
A chefe do Executivo aproveitou para reforçar que o governo municipal tem trabalhado para melhorar a mobilidade e as condições das ruas de Contagem com a implantação do programa Asfalto Novo, que já tem previsão de ser estendido em breve.
“Este problema de buracos nas vias vai se resolver mesmo é o que já estamos fazendo, que é o Programa Asfalto Novo. Estamos terminando a primeira etapa, asfaltando a avenida (General) David Sarnoff, e vamos começar a Tito Fulgêncio, que é um lugar de passagem muito importante na nossa cidade e divisa com Belo Horizonte. A segunda etapa terá mais 50 km e iniciará em abril. Depois, entre agosto e setembro, faremos a terceira etapa. Então, é assim que a gente vai resolver essa ‘buraqueira’ na cidade, investindo para que a cidade tenha uma infraestrutura melhor para trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida para nossa população”, finalizou.