Os participantes do Processo Seletivo de Estudantes - PSS, da Fundação de Ensino de Contagem 2023, já iniciaram a etapa de escolha das vagas e efetivação de matrículas. Ao todo são 1.110 vagas distribuídas nas dez unidades de ensino.
A escolha das vagas ocorre seguindo a classificação de estudantes no PSE, tendo preferência aqueles com maior somatório de pontos nas provas, assegurando, também, 20% de vagas para pretos, índios e pardos em cada modalidade de curso e 10% do total de vagas em cada modalidade para educandos com deficiência.
As matrículas e escolha de vagas ocorrem na unidade Centec. A primeira chamada para matrículas ocorre entre os dias 18 e 20 de janeiro. A segunda chamada será no dia 23, enquanto a terceira chamada será em 25 de janeiro. A quarta e última chamada para matrículas é no dia 27.
O estudante Daniel Moura Valadares foi o quinto classificado geral na ampla concorrência e o primeiro a fazer a escolha de vagas, no dia 18. Ex-educando da Escola Municipal Vereador Benedito, ele escolheu estudar na Funec Xangri-lá com grande expectativa. “A sensação é boa né, consegui me dar tão bem assim, primeiro a escolher. Escolhi o Ensino Médio Regular, no Xangrilá, acaba sendo o melhor para mim, porque eu vou fazer outras coisas de tarde”, apontou.
Laiza Diniz também esteve entre as melhores classificadas. Ela, por sua vez, optou por cursar a Educação Profissional Técnica de nível médio na forma integrada em química, no Centec. “Eu estou muito feliz, estava muito ansiosa e agora estou bem tranquila, graças a Deus. Escolhi o Centec para estudar química, porque minha irmã já fez o técnico de química e a ajudou muito”, disse.
O futuro colega de Laiza, Caio Nepomuceno, também optou pelo curso de química no Centec. Para ele, o desafio por novos conhecimentos é essencial. “Eu não sou muito bom em química, ainda, eu quero aprender desafios novos”. Ex-estudante da Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos está animado pela nova experiência, assim como sua mãe, Natália. “Ele sempre foi bem na escola. Agora é vê-lo crescer cada vez mais, escola muito boa, tem só a acrescentar”, destacou.
A ex-estudante da Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt, Mariana de Paula Duarte, optou pela Funec Riacho, na Educação Profissional Técnica de nível médio na forma integrada em informática, área que se interessou recentemente. “Comecei a me interessar mais agora, é bom para o mercado de trabalho. Estou meio nervosa, porque vai ter um monte de matérias e outras coisas novas”, ressaltou.
O pai de Mariana, Tarcísio, era só orgulho da filha. “Estou muito feliz, vigésima e sétima colocação, primeira vez que ela tenta. Vai fazer a área de informática, sempre quis a área de comunicação, que é minha área, então está seguindo os passos, graças a Deus vai dar tudo certo”, comemorou.
Já Maria Luiza Tancredo, que frequentou a Escola Municipal Machado de Assis optou pelo curso de farmácia, no Centec. Maria está animada para começar o ensino médio. “Estou feliz de começar na Funec. Na escola, gostava de ciências, matemática e ensino religioso”.
Tatiane Luiza, mãe de Maria, não podia estar mais feliz pela conquista da filha. “Estou muito feliz, graças a Deus, mais uma conquista aí e agora a gente vai batalhar. Minha filha dedica bastante, a gente está ali dando aquele apoio, mas assim, ela corre atrás, se esforça o bastante e a gente espera um futuro brilhante”, destacou.
Atualmente, a Funec atende mais de 3 mil estudantes em dez unidades de ensino. Os cursos são de Ensino Médio Regular e Educação Profissional Técnica de nível médio na forma integrada em química, farmácia, análises clínicas e informática.
Vagas para 1º ano do Ensino Médio Regular ou 1° ano da Educação Profissional Técnica na forma Integrada
Cruzeiro do Sul: 180 vagas
Inconfidentes: 180 vagas
Industrial: 120 vagas
Xangri-Lá: 90 vagas
Petrolândia: 90 vagas
Oitis: 60 vagas
Ressaca: 150 vagas
Riacho: 60 vagas
Centec: 90 vagas
Nova Contagem: 90 vagas