A Regional Riacho promoveu, na última semana, uma reunião entre comerciantes, moradores e Sesc para a busca de soluções para a rua Padre José Maria De Man, no bairro Novo Riacho. A engenheira civil da Subsecretaria de Obras e Manutenção, Evandra Laine Vieira, esteve presente para avaliar a situação.
No local uma valeta no asfalto impede que a via seja utilizada para estacionamento dos clientes dos comércios, além de diminuir o espaço para tráfego de pessoas. A problemática teve início com o desabamento de parte do muro de contenção que estava sendo construído ao redor do Sesc. A finalização da obra total tem previsão para agosto de 2023, mas os moradores e comerciantes reivindicam uma medida paliativa até que a instituição tenha tempo para finalizar as intervenções de contenção.
De acordo com o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, “a sugestão é que a Prefeitura possa atuar junto com a equipe de manutenção do Sesc para sanar a situação”. Para isso, a engenheira representante da Subsecretaria de Obras e Manutenção, Evandra Laine Vieira, explicou que “a Prefeitura irá realizar uma sondagem na rede de drenagem local para avaliar se ela está funcionando corretamente, pois, somente assim podemos atuar para tampar a valeta com a manta asfáltica".
A partir dessa avaliação foi elaborado um plano de três etapas em conjunto com a população, o gerente de obras do Sesc, César Felipe, o engenheiro responsável pelo Sesc, Jefferson Marçal e a administração regional.
O primeiro passo é a sondagem da rede, realizada pela equipe da Subsecretaria e, após a verificação de que a rede de drenagem está correta, será feita, pela equipe de manutenção do Sesc, a recomposição da sarjeta de drenagem. Por fim, a Prefeitura se compromete a complementar o asfalto na lateral da sarjeta.
Além disso, na terceira etapa a sinalização de obra que bloqueia parte da rua será modificada para liberar as vagas de estacionamento. A nova sinalização dá conta somente da área de risco no passeio, onde o muro de contenção desabou.
A Administração Regional continua em contato direto com a equipe do Sesc e com a Subsecretaria de Obras e Manutenção a fim de garantir que todas as etapas sejam cumpridas.