Na última sexta-feira (21/1), foi realizada pelos colaboradores da administração da Regional Riacho e a equipe de mobilização da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos uma campanha educativa e informativa porta a porta, instruindo os moradores e comerciantes da região sobre o acondicionamento e disposição correta dos resíduos em lixeiras próprias ou frente a suas casas ou lojas para coleta. Na visita, as orientações sobre a coleta seletiva e os locais de entrega voluntária de recicláveis também foram repassadas.
Isso porque têm acontecido, de forma recorrente, constantes descartes irregulares no canteiro central da avenida Rio Verde. Por isso, Luciene Moreira e demais conselheiros da região do Riacho solicitaram à Administração Regional Riacho, em reunião, uma parceria com a Subsecretaria de Limpeza Urbana para a realização de uma ação de limpeza e jardinagem. O local, que fica próximo à praça Carlos Luz, no bairro Riacho das Pedras, estava acumulando sujeira e lixo jogados, inadequadamente, pelos moradores e comerciantes da região.
Luciene, que está desde 2021 no conselho regional explicou que “além da sujeira, o lixo atrai insetos e bichos para a avenida. A Administração Regional propôs uma ação de limpeza e conscientização junto à população para solucionar o problema".
A diretora de Mobilização, Nilma Souza, reforçou que “a legislação municipal nº 188/2014 proíbe a prática de descarte irregular de resíduos em canteiros, praças e áreas públicas e as sanções previstas”. Ela ainda reiterou que ações como estas serão realizadas em toda a cidade. “Estaremos realizando por meio do Projeto “Ponto Limpo, Ponto Verde”, como parte do Programa Contagem Limpa. Recomendamos que todos façam sua parte para mantermos nossa cidade mais limpa”.