A Prefeitura de Contagem promoveu, na quarta-feira (1/2), evento que marcou a abertura do Ano Escolar de 2023 no município, com a presença de diretores (as) e vice-diretores (as) da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem – Funec. O encontro ocorreu no Espaço do Encontro, na Prefeitura e teve transmissão ao vivo no Youtube.
Dirigentes, professores (as), trabalhadores (as) da Educação, crianças, estudantes e comunidade escolar encontrarão escolas mais preparadas, modernas e divertidas. Em 2023, serão realizados diversos investimentos em tecnologia, materiais e equipamentos pedagógicos, segurança, formação e valorização de professores (as).
A prefeita Marília Campos ressaltou todo o processo histórico da Educação em Contagem e destacou algumas conquistas recentes. “Temos pessoas de diferentes gerações na nossa Educação. É importante, nesse momento, socializar todo o processo histórico”.
Foram feitos investimentos em materialidade (móveis ), segurança, equipamentos, tecnologia, formação e valorização, como destacou Marília. “Temos os educadores mais valorizados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em termos proporcionais, pagamos acima do piso salarial. E vamos fazer novos concursos públicos e garantir a carreira de nossos professores e professoras”.
“Estou muito feliz, otimista e esperançosa. Minha expectativa é a maior possível, quero que a cidade crie oportunidades e isso se faz por meio da Educação. Contagem pode ter a melhor Educação de Minas e até do país”, conclui a prefeita Marília Campos.
Na abertura do ano escolar, os participantes, espectadores e toda comunidade contagense conheceu algumas ações que estão sendo implementadas para a Educação em 2023, com investimentos em câmeras de videomonitoramento nas escolas, jogos e materiais pedagógicos como o “Mente Inovadora” e “Coleção Tema”, brinquedos e playgrounds, kit escolar, uniforme, livros, tablets, notebooks, amplificadores de voz e muito mais.
A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, pontuou que todas as ações para a Educação foram construídas por “uma grande equipe”, tanto da Seduc quanto de outras secretarias municipais e setores da administração pública.
Os vereadores Alex Chiodi e Pastor Itamar, presidentes da Câmara Municipal e da Comissão de Educação, respectivamente, também participaram do evento. Assim como os representantes da Editora Aprender e do Mentes Inovadoras, secretários municipais e administradores regionais.
Palavra dos dirigentes
Ao longo de 2022, a Prefeitura de Contagem e a Secretaria de Educação lançaram o “Escola Viva”, Programa de Educação Integral e Integrada, com os projetos de tutoria e “Além dos Muros”, destacado pelo diretor da Escola Municipal Giovanini Chiodi, Thiago Antônio da Silva Camini.
“Na minha percepção, o ‘Além dos Muros’ foi o projeto mais interessante que a gente vivenciou na escola. Todos nossos estudantes, dos três turnos, puderam participar, quase mil estudantes”, afirmou Thiago.
Diego Fiúza Gomes, diretor da E.M. Professor Geraldo Basílio Ramos, ressaltou o Escola Viva e a possibilidade da escola desenvolver projetos inovadores e que envolvem a comunidade. “Fizemos a Rede Literária, onde colocamos redes debaixo das árvores para as crianças lerem. Toda a comunidade usa o espaço nos eventos da escola. Ainda tem as tutorias, que permitem uma interação com os estudantes de forma mais sensível”, disse.
Cristiane Favato de Souza, diretora da E.M Dona Cordelina da Silveira Mattos, também enalteceu o “Escola Viva”, enquanto Cristiane Gouveia, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Carmem do Rosário Rocha e a professora da unidade, Eliane Melgaço, apresentaram o “Projeto Florescer”.
O professor Marco Antonio Melo Franco, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP fez uma apresentação com o tema “Dialogando sobre Educação e Processos de Ensino e Aprendizagem” e, depois, respondeu questionamentos do público presente e também de espectadores do youtube.
Funec 50 anos
O vice-presidente da Funec, Paulo Figueiredo, agradeceu a presença de todos dirigentes presentes e, em especial, de diretores (as) e vice-diretores (as) das dez unidades da Funec. Paulo lembrou que em 2023 a Funec completa 50 anos, em 21 de março, “conectada à comunidade escolar” e seguindo como uma referência na Educação no país. Também foi apresentado ao público a nova logo da Funec.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos