Interessados em aprender ou aperfeiçoar técnicas da agroecologia podem participar de cursos gratuitos, promovidos pelo Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf).
Os cursos são planejados conforme as necessidades das unidades produtivas para capacitar os agricultores e agricultoras urbanos e familiares, e é aberto para moradores de Contagem interessados nas práticas agroecológicas, com intuito de capacitar e formar multiplicadores dessa agricultura sustentável.
Os cursos são divulgados com antecedência no site e nas redes sociais da Prefeitura.
O Cmauf ampara os indivíduos com uma equipe técnica, realiza feiras e outras políticas públicas. O equipamento também garante o acesso a um alimento saudável, promove a segurança alimentar e nutricional, e possibilita a comercialização do excedente da produção, gerando renda para todos envolvidos no processo.
Na última semana, foi realizado na horta comunitária do Vale das Amendoeiras o curso Princípios Agroecológicos na Agricultura Urbana e Familiar para 18 pessoas.
A formação, teórica e prática, foi ministrada pelo gerente do Cmauf, Rodrigo Leal, que fez um retrospecto e resgate histórico da origem e princípios da agricultura, pontuando os momentos decisivos para que o ser humano abandonasse o nomadismo e iniciasse a prática de cultivo de alimentos.
O conteúdo apresentado abordou conceitos da história da agricultura, agricultura familiar, latifúndios, agroecologia, agroecosistema, sustentabilidade, adubação e controle de pragas. O gerente explanou sobre os aspectos da Revolução Verde, e as transformações que a agricultura industrial promoveu no meio ambiente e na saúde humana, sob a premissa da necessidade capitalista de alimentar uma população crescente.
Os participantes colocaram as mãos na terra para lavrar dois canteiros experimentais. Os alunos finalizaram com esterco e cobertura de palha seca, importantes para manutenção da biodiversidade. Foram plantadas mudas couve, capuchinha, alface, salsa, alfazema, arruda, manjericão roxo, azedinha e peixinhos.
Uma das alunas, Marina Costa, 38 anos, disse que ficou interessada em participar do curso para aprender sobre cultivo, tanto para horta comunitária, quanto para fazer em casa e ajudar a multiplicar a ideia na comunidade. “Horta é vida, pois significa alimento saudável, sustento, giro de economia, terapia, educação para consumo consciente e preservação na natureza. É construir sem destruir”, declarou.
Ao final do curso, os alunos receberam certificados, instigando a ocupação e o início das atividades na Unidade Produtiva Horta Comunitária do Vale das Amendoeiras. As capacitações fazem parte da formação contínua em agroecologia que acontecem em diferentes espaços e metodologia, e são promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
Cmauf
E-mail: cmaufcontagem@gmail.com
Telefone: (31) 3394 7676
Endereço: Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar - CMAUF, das 8h às 12h ou 13h às 16h30, na rua Fernando Ferrari, 85, bairro Praia.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS