Para celebrar o momento, estão acontecendo atrações em todas as regionais da cidade. Na quarta-feira (8/2) as regionais Petrolândia e Vargem das Flores foram as primeiras a receber a apresentação musical do grupo MPBaixinhos, que leva música e muita diversão para crianças, estudantes e toda comunidade. As atividades promovidas tiveram o apoio da Transcon, Guarda Municipal.
A prefeita Marília Campos lembrou os diversos investimentos para as escolas que a gestão municipal tem feito e os impactos na aprendizagem dos (as) estudantes. “Se eu perguntar para vocês qual escola vocês querem, eu acho que vocês vão responder, uma escola mais alegre, mais divertida, mais interessante, que vocês saiam mais da escola para aprender de uma forma interessante”.
Falou ainda sobre as novidades culturais e esportivas que vão acontecer nas escolas. “Tem um monte de coisas novas que vão acontecer nas escolas, que eu tenho certeza, que quando eu perguntar para vocês se querem voltar às aulas, todos vão responder sim”, completou Marília.
A secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, agradeceu o apoio e a mobilização da comunidade escolar nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura e nos investimentos feitos na pasta. “Esse ano temos algumas novidades. Vocês já vão receber o kit escolar, daqui uns dias, depois do Carnaval, chegam os novos uniformes para quem não recebeu”.
A Prefeitura também vai entregar computadores, chromebooks, Google For Education, acesso à internet, tablets, material da MindLab e todos materiais didáticos necessários. “Em maio, começamos com o “Escola Viva”, com as atividades de teatro, música, esportes, então, são vários projetos em que vocês começarão a participar das atividades que escolheram, vem muita coisa nova por aí”, destacou Telma.
As atividades contam com a parceria da Guarda Civil de Contagem, da Transcon e do Programa “Mentes Inovadoras”, que acompanham as ações e também levam diversão e informação às comunidades.
Petrolândia
A praça Irmã Maria Paula, na região Petrolândia, ficou cheia de estudantes e populares para acompanhar o show na manhã desta quarta-feira (8/2). A região possui 14 escolas que atendem a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, com aproximadamente 6.800 educandos.
A estudante do 8º ano da Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, Ana Victória, já não via a hora do retorno. “A escola está muito legal.Queria rever meus amigos. Ficar em casa cansa”, apontou.
Tatiane de Moraes é mãe de Samuel e de Joshua, que cursa o 6º ano da E.M. Isabel Nascimento de Mattos. Ela aprovou os novos jogos do “Mente Inovadora”, que será distribuído a todas as escolas de Ensino Fundamental de Contagem.
“Eu não conhecia o jogo, conheci aqui no evento hoje. Achei excelente a atividade, diferenciado para a volta às aulas, dá um incentivo maior”, destacou Tatiane.
Quem também aprovou os novos jogos pedagógicos do Mind Lab foi Lídia Pereira, mãe de Luis Gustavo, também estudante do Isabel Nascimento, onde cursa o 8º ano. “A questão de ensinar jogando, achei muito interessante. Isso vai chamar mais atenção das crianças”, afirmou. “Eu estou bem ansiosa com a volta às aulas, pois parece que vai ser um ano bem legal, diferente dos outros, com certeza”.
Luis Gustavo aprovou a escola com tantas novidades. “Até agora eu estou gostando muito. Eu gosto mais mesmo é das matérias. Eu gosto muito de estudar história”, falou o estudante.
David Luca, 4 anos, estuda no Centro Municipal de Educação Infantil - Cemei Eustáquio Júnio Matosinhos. A mãe Bárbara Rafaela aprovou o show e contou sobre a primeira experiência do filho na escola. “Ele está animado. O show foi muito bom para divertir as crianças. Eu fico com o coração apertado por deixá-lo aqui, mas sei que esse tempo é bom, por causa do aprendizado. Ele está gostando bastante de brincar com certeza”.
Vargem das Flores
A praça do Coreto, em Nova Contagem, também teve grande participação do público, contagiado com a performance do MPBaixinhos. Em Vargem das Flores são 15 unidades de ensino municipais que atendem a Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, com aproximadamente 8.600 educandos.
Alex Adriano, pai do Pedro, estudante do 3º ano da Escola Municipal Maria do Carmo Orechio aprovou o show e as novidades para a Educação em Contagem. “Meu filho está gostando muito. Essas atividades, para promover a volta às aulas, estão muito boas”, afirmou. Pedro também aprovou as atividades.“Gosto das aulas, das atividades, do recreio, gosto de estudar um monte de coisa”, contou o menino.
Já Rosimeire Queiroz, cuidadora de Miguel, também estudante da Escola Maria do Carmo Orechio, ressaltou as ações da Prefeitura para a educação. “Está bacana! O meu menino estudou lá e acho que a Prefeitura de Contagem está fazendo um excelente trabalho na educação.O estudo está bom, eu só tenho a parabenizar. Os kits ajudam muito os pais.”
Miguel, que está no 1º ano, está gostando da escola. “Gosto mais de estudar, de escrever e de ler”. Beatriz Alves Fernandes é estudante do 5º ano da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo e curtiu bastante as atividades do dia e a volta à escola. “Estou achando legal, divertido, voltando a ver os meus amigos. É a primeira vez que vejo uma volta às aulas assim tão animada”.
MindLab (Mentes Inovadoras)
O Programa MindLab ou Mentes Inovadoras teve o aval de professores da Rede Municipal e será entregue a todas as unidades de Ensino Fundamental. Segundo a empresa responsável, que montou um estande nos eventos, o objetivo é ajudar no desenvolvimento das habilidades de crianças e estudantes.
“São conceitos que elas não vão mais esquecer, tanto para ser usado na sala de aula, quanto na vida delas. É uma proposta de jogos de raciocínio. Ela vai jogar com outras crianças e vai aprender a perder, a ganhar, a lidar com conflitos, habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas. Os jogos serão ferramentas para o professor trabalhar com as crianças e ajudar neste tipo de aperfeiçoamento e concentração de habilidades”.
O show MPBaixinhos
MPBaixinhos para todas as idades traz releituras das principais canções da música infantil brasileira, além de cantigas de roda aos grandes hits dos anos 70 e 80. O show musical, lúdico, com circo, fantoche, contação de histórias, traz ainda instruções de como confeccionar instrumentos musicais feitos com material reutilizável e de como eram as brincadeiras de rua.
Transcon
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem – Transcon também esteve presente nas apresentações com um estande. Segundo a gerente de Educação para o Trânsito na Transcon, Fernanda Fajardo, o intuito foi apresentar as atividades com orientações de segurança no trânsito, principalmente, na porta de escola.
“Trouxemos nosso caça-palavras de trânsito, desenhos e atividades pedagógicas com crianças e nosso lápis semáforo, que é sempre um sucesso com as crianças, nas ações que a gente faz. Nosso objetivo é trazer o tema trânsito para o conhecimento de todos, de uma forma mais acessível para as crianças, nossas atividades atendem várias faixas etárias”, afirmou.
Fernanda ainda completou que “no decorrer do ano, a Transcon está à disposição para atender as demandas das escolas para fazer ações educativas.”
A escola que tiver interesse por entrar em contato com a Transcon pelo e-mail educacao.transcon@contagem.mg.gov.br ou telefone 3329-3323.
Guarda Civil de Contagem
Com seus mascotes e oficiais, a Guarda Civil de Contagem marcou presença nas atividades de volta às aulas.
“Esse ano a gente pretende envolver mais ainda com a comunidade escolar, ver se a gente consegue levar as famílias para dentro das escolas, ver se eles têm uma participação maior, para ajudar a gente na questão do pertencimento, de proteger as nossas escolas de danos e de proporcionar também para as famílias a aproximação com a guarda”, destacou gerente de proteção escolar, a guarda Renata Nunes.
CLIQUE AQUI E ACESSE AS GALERIAS DE FOTOS:
GALERIA 2
GALERIA 3