Buscando promover a saúde e o autocuidado da pessoa idosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São João realizou, na última sexta-feira (10/02), um encontro com o grupo da terceira idade. Com o tema “Talentos na melhor idade”, o encontro contou com orientações sobre cuidados com a saúde, dinâmicas para promoção do amor próprio e do autocuidado, apresentação de talentos, música, dança e lanches.
Conforme explicou a médica da Família e Comunidade, Denise Costa, o objetivo é promover o bem-estar dentro e fora da UBS. “Nosso foco é sempre atenção primária, que é a prevenção à saúde. A intenção era fazer um grupo que não fosse focado na doença. Nós temos um grupo de idosos, que convidamos para que fizessem temáticas e apresentassem seus talentos”.
Denise Costa ainda ressaltou que o intuito do encontro era mostrar não só o trabalho manual dos pacientes para que as pessoas conheçam, mas também estimular os demais pacientes. “Nós temos uma senhora de 93 anos, que faz tapetes. Temos um paciente que faz trabalho artesanal, construindo cestas, e outro que faz vasos. O encontro foi animado”, salientou a médica.
O usuário Carlos Henrique Martins, 64 anos, apresentou seu trabalho com os pneus e disse que “foi legal” mostrar seu talento. “Eu sou aposentado, era soldador. Agora nas horas vagas eu faço os vasos. Não cobro nada, nunca vendi um vaso, eu doo. Poderia ter esse encontro mais vezes”.
A enfermeira da equipe de saúde da família 73 da UBS, Bruna Vidigal, aponta que o evento pretende mostrar aos idosos que eles são capazes de fazer mais do que pensam em suas atividades. “São talentos diversos que nós temos para valorizar a própria comunidade. Temos dança, artes manuais, canto. É a primeira vez do grupo “Talentos da melhor idade" e o planejamento é ter um grupo com temas diferentes a cada mês”.
O encontro também buscou tratar sobre a importância do autocuidado, promovendo a saúde mental, a importância de se fazer atividade física e consultas com frequência, além de manter hábitos saudáveis.
“Fiquei sabendo do grupo porque venho sempre aqui. Eu estou tratando do meu joelho, que está muito ruim e precisando operar. Eu adorei, amei isso aqui. Podem repetir sempre, porque tá muito bom, muito bonito”, finalizou a usuária Adelita Souza, 70 anos”.
Clique aqui e confira as fotos.