A atualização cadastral dos usuários credenciados no Serviço Sem Limite foi iniciado em novembro de 2022 e tem previsão de término este mês. Além da forma presencial, pela primeira vez, o processo também está disponível, em formato digital. A equipe responsável pela atualização cadastral está realizando contato direto com os usuários.
“Queremos organizar melhor a base de dados, para tentar compreender o perfil do usuário e a dinâmica de utilização do serviço, além de reduzir o uso e o trâmite de formulários e documentos físicos. A gestão também está em busca de um sistema que permita que todo o referenciamento da gestão do serviço, desde o cadastramento e credenciamento de usuários, a possibilidade de agendamento dos atendimentos de forma on-line”, declarou a secretária técnica-executiva da comissão intersetorial responsável pela gestão do Serviço Sem Limite, Érica do Carmo.
O processo, realizado em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação, utiliza ferramentas de tecnologia para registro e sistematização dos dados dos usuários, com respeito à Lei de Acesso à Informação e à LGPD, sendo essencial para conhecimento do público atendido e para a proposição de melhorias no serviço.
Breno Henrique Batista de Souza, 22, foi um dos primeiros a utilizar o transporte ofertado pela Prefeitura, em 2007. O jovem tem deficiência física desde o nascimento, e conta que foi por meio do serviço que conseguiu concluir os estudos na escola. “Antes de conhecer o Sem Limite, era muito difícil me locomover para outros lugares, pois eu precisava usar ônibus coletivo, e na época eles não tinham acessibilidade para pessoas que usam cadeira de rodas”.
Segundo ele, o Sem Limite continua sendo de extrema importância. “Atualmente curso eletrônica no Senai, e a van me leva e me busca, de segunda à sexta-feira. Também vou às consultas dos meus médicos, por meio do transporte”, contou Breno, morador do bairro Santa Cruz Industrial.
Breno Henrique de Souza utiliza o Sem Limite desde 2007 - Foto: Luci Sallum/PMC
Para atualizar o cadastro no formato digital, os usuários devem preencher o formulário disponível no link https://survey123.arcgis.com/share/67dc48eeb55144adaaea820f94a70a8a?portalUrl=https://geoprocessamento.contagem.mg.gov.br/portal. Já presencialmente, o cadastro pode ser feito pelo próprio usuário ou seu responsável, com auxílio da equipe da Central de Atendimento ao Usuário, na Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Até o momento, 60% dos usuários que utilizam o serviço finalizaram o processo.
Sem Limite
O Sem Limite realiza o transporte gratuito de moradores do município com deficiência física, com alta restrição da mobilidade, para atendimentos educacionais e de saúde, garantindo o direito de ir e vir, promovendo dignidade, inclusão e cidadania. O serviço é gerido de forma intersetorial, envolvendo as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania; de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; de Saúde e de Educação, além da Autarquia Municipal de Trânsito e de Transportes de Contagem (Transcon).
Os usuários do Sem Limite fazem parte de uma política pública promovida com recursos exclusivamente do município. Desde 2007, o serviço já beneficiou centenas de pessoas e, atualmente, conta com 404 usuários que utilizam os 24 veículos disponíveis, com capacidade para transportar até três cadeirantes e seus acompanhantes. Até setembro de 2022, o serviço já realizou 17.968 atendimentos.
Os interessados em usufruir do serviço devem procurar o Cras e se informar sobre a documentação necessária para início do processo de credenciamento.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Av. José Faria da Rocha, 1016, 2º Andar, Eldorado
Telefone/WhatsApp 3392-2720.