Na noite de segunda-feira (13/2) gestores da Prefeitura se reuniram, na Escola Municipal Jorge Ferraz, com moradores e a equipe da Associação Comunitária Jardim Riacho (ACJR). O objetivo foi estabelecer o diálogo com a população, além de ouvir, prestar esclarecimentos e dar encaminhamentos às demandas da região listadas pelos moradores, relativas à mobilidade, segurança, manutenção, entre outras.
A prefeita Marília Campos participou da reunião e disse que as reivindicações serão direcionadas para análise e se posicionou sobre alguns assuntos requisitados. “Sobre a questão da mobilidade, que não depende apenas do município e necessita da parceria com o governo federal, prometo vou lutar muito, conversando com os ministérios, para trazer melhorias para Contagem”, afirmou.
Marília também sugeriu aos presentes que se organizem para acompanhar as demandas. “Tem pessoas que se interessam mais por algumas áreas. Uns priorizam mais a educação, alguns a saúde, e outros os demais assuntos. Então, sugiro que se organizem, façam reuniões temáticas, articuladas com a Regional Riacho e com representantes de cada pasta. Assim será possível direcionar as solicitações de modo mais efetivo”.
O presidente da Associação Comunitária do Jardim Riacho, Júlio Martins, contou como surgiu a instituição e falou sobre a solicitação da reunião. “O objetivo é exatamente melhorar nosso bairro e, consequentemente, a vida dos moradores. Percebemos que o bairro tem muitas demandas e solicitamos a presença da equipe da Prefeitura para nos dar um posicionamento”, disse.
Sobre a segurança no território, o Tenente Sales, comandante da 132º Cia da Polícia Militar, explicou como é a metodologia realizada. “Todo tipo de policiamento feito aqui, é realizado por meio dos indicadores. Por isso é importante termos esses registros policiais, pois é com base neles que extraímos onde temos que fazer o policiamento. Essa é nossa estratégia”.
A secretária da Defesa Social, Viviane França, falou sobre a nova ferramenta para combater o vandalismo nos equipamentos públicos: o Disque-Denúncia. “Os moradores podem denunciar roubos de fios de telefonia (cobre) e cabos de energia. O canal de WhatsApp é exclusivo para receber denúncias anônimas, podendo o denunciante incluir vídeos, fotos e áudios. O sigilo é garantido, e funciona 24 horas”, explicou. O telefone 153 da Guarda Civil de Contagem (ligação) continua funcionando também 24h.
O administrador Regional Riacho, José Rodrigues, afirmou que a associação marcará uma nova reunião para que a Prefeitura dê retorno sobre as solicitações.
Também estiveram presentes empresários; o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha; a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mônica Bedê; a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro; os secretários de Esportes, Lazer e Juventudes, Ivair Soalheiro; e de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli; o presidente da Transcon, Marco Antônio Silveira; a diretora do Distrito de Saúde Riacho, Carolina Castro; a diretora da escola, Simone Gomes; a gestora do Núcleo Industrial Jardim Riacho, Cristiane Moraes; e o vereador Léo da Academia.
Clique e confira a galeria de fotos.