Para garantir dignidade e o amparo cada vez mais abrangentes às famílias em situação de vulnerabilidade social no município, a Prefeitura de Contagem tem buscado ampliar a cooperação com a sociedade civil e instituições de acolhimento, a fim de efetivar políticas públicas voltadas para as necessidades da população. Neste sábado (25/2), mais uma parceria foi celebrada, com a inauguração da Associação Betel de Assistência Social (Abas), no bairro São Sebastião, região da Ressaca.
A organização está sendo reativada depois de passar por reformas, e vai atender crianças de oito e dez anos, com a proposta de oferecer alternativas de socialização, apoio psicopedagógico e inserção cultural no contraturno escolar. Os trabalhos contarão com suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Presente no encontro de inauguração da casa, a prefeita Marília Campos discutiu com os representantes do poder público e da instituição ações que podem ser implantadas no local e celebrou o fortalecimento da parceria, que já foi muito frutífera no passado e está sendo retomada em 2023.
“No passado, estabeleci uma relação com a associação e grandes parcerias foram firmadas com a Prefeitura para amparar as pessoas mais vulneráveis. Nós queremos cuidar bem do nosso povo e, quando a gente tem uma associação que vai prestar essa assistência junto com o poder público, ficamos mais fortes. A Abas pode contar com a nossa colaboração”, declarou.
A diretora da instituição, Rosane Braz, detalhou como será a atuação da unidade em Contagem, que iniciará os trabalhos atendendo 30 crianças no período da manhã, oferecendo atividades culturais e recreativas, às segundas e quintas-feiras. O local vai disponibilizar também alimentação e banho para os assistidos. O plano, segundo ela, é aumentar as ações para outras faixas etárias.
“Nosso projeto atual vai oferecer oficinas diversas para as crianças, de oito a dez anos, durante o contraturno escolar, focadas na formação cidadã. Também ofereceremos, em breve, atividade de inserção digital para idosos e trabalhos com adolescentes de 12 a 17 anos na área de musicalização. Estamos muito satisfeitos e agradecidos por este apoio e a parceria com a Prefeitura”, disse.
A casa está realizando os ajustes finais e instalando mobiliário para receber as crianças a partir do mês de abril. Nos próximos dias serão abertas as inscrições para os moradores da região. O público-alvo são famílias referenciadas no Cras, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A instituição fica localizada na rua Bernarda Silvestre, 131, no bairro São Sebastião.
Clique e confira a galeria.