O anúncio da reforma do Cine Teatro foi feito pela prefeita, na segunda-feira (27/2), na Escola Municipal Leonardo Sadra, na Sede, durante encontro com a comunidade. Na ocasião, também foi informado o início da revitalização da praça da Jabuticaba.
Marília Campos destacou que a ocupação do Cine Teatro será realizada junto com os contagenses. Também foi formada uma Comissão de Acompanhamento das Obras, com a participação de membros da comunidade e da administração pública. “O Cine Teatro reformado será um espaço de produção de cultura em nosso município. Queremos, cada vez mais, espaços que possam promover a cidade, os nossos talentos, receber artistas de fora e fazer parte do circuito cultural do Estado de Minas Gerais. Vamos discutir com a população, para que não seja somente a entrega de um local de cultura, mas um espaço que a cidade vai abraçar”, disse.
Com a revitalização do espaço, Contagem ampliará o acesso a uma programação diferenciada para a promoção dos artistas locais. “Contagem respira cultura e tem um grande número de talentos que a própria população precisa conhecer”, frisou.
Construído em mutirão no século XIX, o Cine Teatro Tony Vieira é considerado o maior teatro público do município e desde 2011 encontra-se fechado. Sua reabertura, vem sendo uma pedida pela população por meio das redes sociais e também junto às administrações regionais.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, informou que o Cine Teatro contará com acústica e climatização diferenciados, novas poltronas - que trarão maior conforto ao público -, além de um paisagismo que vai compor a modernidade do local. “Nós iremos entregar um equipamento moderno, revitalizado, com acessibilidade, galeria e conforto. Um projeto muito bonito, que a população de Contagem vai gostar de ir não apenas para conhecer, mas também para frequentar”.
Na concepção do Projeto de Restauração, Modernização e Revitalização do Cine Teatro Tony Vieira foram consideradas as diretrizes básicas para que a estrutura possa receber grandes companhias e artistas.
O secretário de Cultura, Ramon Santos, destacou a importância da entrega do Cine Teatro. “Vivenciar esse projeto, tão importante para a cidade, é uma felicidade enorme, que será ainda maior no dia da entrega à população. A gente avança, a gente agrega quando os espaços públicos são bem cuidados e ocupados pela população”.
O ex-funcionário do local, Paulo Prado, de 82 anos, lembrou sobre as projeções de filmes que eram feitas no local. “Naquela época eu fazia a projeção dos filmes. Por vezes ia a Belo Horizonte, alugava filmes e passava aqui, em sessões às quartas, sextas e domingos. Também trabalhei em diversos outros ofícios no Cine Teatro e saber da volta dele, após 12 anos fechado, é a melhor coisa do mundo”, disse.
Para o ator Gabriel Vinícius, formado pelo CCP Artes Cênicas, “a devolução do equipamento à população é uma demanda antiga e representa uma parte importante da história da cidade, sendo importante para quem assiste, mas também para quem trabalha”. O ator e diretor Epaminondas Reis, na mesma linha, elogiou a medida. Ele salientou que “é necessário que a população abrace o teatro, frequente, participe e ocupe”.
Stela Amormino, 11 anos, nunca esteve no teatro. Filha da artista Patrícia Matos, do Grupo Trama de Teatro, espera que em breve possa conhecer o espaço cultural da cidade. E fez um pedido: “Queria ver a Princesa Gaia no Cine Teatro”.
Curiosidades sobre o Cine Teatro
Em 1964 a construção foi demolida, dando lugar ao novo teatro, em estilo eclético, sendo considerado tecnicamente avançado à época de sua inauguração, em 1969. Localizado no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo, o imóvel foi tombado pelo decreto 10.806, de 31 de maio de 2001.
Fechado desde 2011 e sendo parte importante do patrimônio histórico e cultural do município, se torna de suma importância sua revitalização e modernização, devendo ser observada e preservada, em decorrência de seu tombamento, suas características arquitetônicas, proporcionando assim, a reabertura e demandada utilização.
A reforma
Serão realizadas obras de restauração, modernização e revitalização do Cine Teatro Tony Vieira. A reforma contempla revisão elétrica e hidráulica; pintura geral; recuperação do piso; das poltronas da plateia; climatização; tratamento acústico, além de contar com intervenções de acessibilidade e medidas preventivas de incêndio e sua propagação, bem como a adequação dos projetos existentes às normas técnicas vigentes.
No projeto do Cine Teatro Tony Vieira foi previsto diretrizes como: plateia que proporcione visão plena do palco e tratamento acústico adequado; área de palco que atenda a capacidade do Cine Teatro e possibilite a apresentação das mais diversas modalidades de espetáculos artísticos; estrutura técnica para atender às demandas dos espetáculos, permitindo o maior número de conformações de iluminação e cenário possíveis; espaços de trabalho necessários para o funcionamento do local; espaços de permanência que acomodam o público e saídas e circulações adequadas às normas do Corpo de Bombeiros. Também estão previstas a manutenção da linguagem e das características arquitetônicas que são relevantes para o espaço.
Confira, aqui, a galeria de fotos