Contagem intensifica ações de combate à dengue e chikungunya com mutirão de limpeza neste sábado (18/3), no Distrito Sanitário Nacional. Moradores dos bairros Confisco, Tijuca, Vila Francisco Mariano e Recanto da Pampulha devem separar os materiais inservíveis que acumulam água para o recolhimento. O caminhão de limpeza passará nas ruas a partir das 8h.
O Distrito Nacional apresenta risco muito alto para dengue e chikungunya, sendo a região onde mais foram notificados casos destas doenças neste mês de março. Nos casos de chikungunya, o Nacional concentra 55% das notificações da doença na cidade. As áreas do mutirão são estratégicas, pois são definidas de acordo com os casos notificados no distrito.
É importante os moradores separarem os resíduos que acumulam água, como garrafas, vasos sanitários, bacias, tambores, pneus, vasilhas, entre outros para serem recolhidos. Vale ressaltar, que entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos não podem ser recolhidos no mutirão de combate à dengue.
A programação da Prefeitura é que a cada semana seja realizado um mutirão de limpeza nas áreas críticas de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Ações de mobilização e conscientização também estão sendo realizadas em toda a cidade. É muito importante a colaboração de todos, a fim de se evitar novos casos dessas doenças.
Combate às arboviroses
A Prefeitura tem realizado uma série de ações para o combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no município. Regularmente são feitas as visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias para o tratamento focal do mosquito Aedes aegypit, a intensificação das visitas em áreas prioritárias, chamada de “pentes finos”, mutirões de limpeza, aplicação de inseticida, entre outros”.
O controle das arboviroses é um desafio de saúde pública, portanto é necessário que todos contribuam para evitar a reprodução do mosquito vetor.
Medidas de prevenção para adotar em casa:
● Tampar tonéis e caixas d’água
● Manter calhas sempre limpas
● Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo
● Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
● Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
● Limpar os potes de água para animais
● Retirar água acumulada na área de serviço, recipiente de degelo de geladeiras e de trás da máquina de lavar roupa
A Prefeitura tem se preparado para o combate às arboviroses, mas é preciso a ajuda da população para somar esforços e acabar com os focos do mosquito.
Serviço:
Mutirão de limpeza – Combate à dengue e chikungunya
Data: 18/3 (sábado)
Horário: a partir das 8h
Locais: bairros Confisco, Tijuca, Vila Francisco Mariano e Recanto da Pampulha (região do Nacional)