Nos últimos dias 06, 07 e 08 de março, a Prefeitura de Contagem realizou encontros em homenagem ao Dia Internacional da Mulher para as alunas, das unidades Vila Frigo Diniz, Riacho e Durval de Barros, do Programa “Contagem na Maturidade”. O principal objetivo das atividades é promover uma sociedade mais justa para todos e todas. Os eventos fazem parte de uma série de atividades do calendário do Mês das Mulheres promovidas pela Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres e realizadas pela Regional Riacho.
A superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres de Contagem, Neimara Lopes, explicou que “as atividades do mês de março, em Contagem, foram pensadas na perspectiva da discussão do conceito de equidade de direitos, do fortalecimento e no protagonismo de todas as mulheres".
As unidades iniciaram a programação com um café coletivo e uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino na terceira idade e a importância do Dia da Mulher. Marlene Castro, aluna do programa na unidade Durval de Barros, comentou que a roda de conversa foi uma oportunidade de se sentir mais próxima de suas colegas, “foi um momento de muita felicidade, todo mundo junto conversando e se divertindo. Com certeza sai mais alegre daqui”.
A animação ficou por conta da aula de ginástica aeróbica. A professora Ritsa Ferrari, que esteve na unidade Riacho, comentou que foi tudo organizado de forma especial para receber as mulheres. “A turma estava super empolgada, tivemos música, dança e leituras de poemas. Foi um momento muito alegre e divertido”.
No espaço foi realizada também uma exposição das peças de artesanato que são produzidas durante as aulas do programa. Ao fim do encontro, todas se reuniram para um momento de beleza com limpeza de pele e maquiagem.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, explicou que “as mulheres são presença majoritária nas unidades do programa na região, então além de cuidar da saúde e do bem-estar, esse encontro promove o fortalecimento dessa rede feminina, abrindo espaço para que elas possam compartilhar experiências e se empoderar”.