Promover a diversidade e reafirmar as raízes da cidade é essencial para garantir a história e as tradições culturais. Nesse sentido, a Prefeitura de Contagem reafirma a importância dos povos tradicionais, como parte do patrimônio da cidade, em uma celebração que acontece na próxima terça-feira (21/3), a partir das 19h, no Ilê Ogodo Lomiwa.
Também haverá uma confraternização para marcar o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que contará com apresentações culturais e rodas de conversas. As barracas da Economia Solidária também estarão presentes.
“Na ocasião será apresentado à sociedade o mapeamento dos terreiros de Contagem, com a entrega da certificação daqueles que já são inventariados no município e o anúncio do início de novos inventários. Será um momento de celebração, reunindo diferentes povos e comunidades tradicionais do município”, destacou a diretora de Patrimônio de Contagem, Aniele Sousa.
Na opinião do secretário de Cultura, Ramon Santos, a cultura da cidade é algo que precisa ser conhecida e reconhecida, inclusive, pela própria população de Contagem. “Trata-se de uma iniciativa que não apenas reconhece a importância desses povos, como dá a eles uma segurança maior, direitos, proteção, algo que poderia ser perdido no futuro”.
O Ilê Ogodo Lomiwa fica na av.Trompetes, 425, bairro Estâncias Imperiais.