Caracterização, realismo e transformação da pessoa por completo são ações permitidas a partir da maquiagem. A técnica está presente em novelas, filmes, peças teatrais e, até o dia 19 de maio, o público poderá conhecê-la de perto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos, conhecido como Casa Amarela. Isso porque a artista Jéssica Luiza Cardoso traz fotografias e desenhos que ilustram o trabalho de caracterização facial, na exposição “Maquiagens Artísticas”.
Na mostra, a população vai perceber a mudança que a maquiagem pode produzir no rosto do ser humano. Pela primeira vez realizando a exposição na cidade, Jéssica acredita que a maquiagem é sempre uma curiosidade das pessoas, que gostam de ver o antes e o depois e como uma técnica pode mudar tanto uma expressão. “A maquiagem artística é algo usado para o teatro, cinema, propaganda, clipes, diferente da maquiagem social, usada para festas e o dia a dia. Ela é uma maquiagem de transformação, que modifica o rosto e as formas da pessoa em que é feita”, explicou. “A maquiagem artística tem a função de dar vida a um personagem, dar a aparência visual necessária para que esse personagem se torne vivo para o público. É uma maneira de colocar para fora, o que há por dentro do personagem”, continuou.
Jéssica ressaltou que a exposição traz maquiagens que ela própria faz em si ou em modelos e que se trata de algo estudado a partir das visualidades da cena, em especial à caracterização cênica, com foco em maquiagem e figurino. “Trata-se de uma mostra que traz fotografias dessas maquiagens diferenciadas, de palco, de arte. Espero que seja uma ação que atraia a curiosidade do público, que poderá ver como a maquiagem atua, deixando uma pessoa mais velha, transformando-a em um personagem, caracterizando um ferimento ou mesmo alguém sem vida”, destacou. “O ser humano, por si só, gosta dessa arte, se pergunta como foi feito, como uma técnica modifica um rosto. A mostra traz um pouco disso”, finalizou.
A artista
Jéssica trabalha na área de artes, com ênfase em teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos visuais da cena (figurino, maquiagem, cenografia, confecção de bonecos, caracterização cênica), atuação, arte-educação e produção cultural. É graduada em licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e cursou formação em artes pela Fundação de Artes de Ouro Preto (Faop).
Colaborou com diferentes grupos durante o seu trajeto artístico como Armatrux, Galpão, Cia Lamparina, Coletivo Anticorpos, Ayayô Teatro em Pé, entre outros. Já participou de festivais nacionais e internacionais. Em 2016, fez intercâmbio acadêmico em Portugal, na Universidade do Algarve (UALG).
Atualmente trabalha no curso de capacitação profissional (CCP Artes Cênicas), para formação profissional de atrizes e atores, ministrando a disciplina caracterização cênica. O CCP Artes Cênicas, oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated MG), tem por finalidade contribuir para a formação profissional dos artistas em artes cênicas. O CCP Artes Cênicas é um espaço de estudo, investigação e criação cênica, que visa proporcionar a mais ampla troca de provocações e estímulos artísticos.
Serviço
Exposição “Maquiagens Artísticas”
Local: Casa Amarela - rua Dr. Cassiano, 200
Período: 15/3 a 19/5
Horário de visitação: 8h às 17h
Galeria de fotos: