As estratégias de atuação das forças de segurança de Contagem foram discutidas, na manhã desta sexta-feira (24/3), durante a solenidade de abertura do Fórum Municipal de Segurança Pública, realizado no auditório da PUC Contagem. O evento contou com a presença de membros de entidades de segurança de todo o Estado.
Criado para coletar e realizar a conscientização de um trabalho em conjunto entre a Prefeitura de Contagem, por meio dos órgãos de segurança pública, e a população, o Fórum Municipal de Segurança Pública visa construir uma política municipal preventiva.
Segundo a secretária de Defesa Social, Viviane França, a segurança pública é a principal política intersetorial da administração. O fórum representa um grande avanço para a área em questão. “Não basta estar seguro, é necessário se sentir seguro. Precisamos levar segurança a todos os cidadãos de nosso município. E com essas discussões, percebemos que segurança pública se faz com todos os atores de uma cidade, pois envolve a todos”.
O evento contou com falas de representantes de diversas instituições de segurança do município, do Estado e do país, abrangendo as seguintes discussões: promoção da integração dos equipamentos municipais e demais instituições; compartilhamento de indicadores / dados estatísticos para nortear as ações de segurança pública; ações preventivas de proteção e segurança no âmbito municipal e a prevenção participativa com ações sociais e de cidadania em Contagem.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Arthur Martins, é de extrema importância que eventos como esse tragam a nossa mente a reflexão acerca da participação comunitária na promoção da segurança pública. “Ela, a segurança pública, só é efetiva quando temos uma gestão democrática, no sentido de trazer ao protagonismo todos os atores presentes no cotidiano da vida pública. A população civil tem uma vivência, um conhecimento, que muitas vezes não conhecemos. O mesmo vale para cada instituição aqui representada. Cada um tem a sua área de atuação, a sua expertise e somente trabalhando em conjunto podemos trazer soluções que atendam a todos”.
O fórum terá outras discussões a serem realizadas ao longo do ano. Os próximos encontros acontecem em abril e maio, ainda sem datas definidas. É esperado que a cada mês, seja abordado um tema específico. Na plenária final, serão abordados todos os temas apresentados, de forma a concluir as discussões relativas ao Plano Municipal de Segurança Pública.