Para ter um SUS Contagem fortalecido e com atendimento de qualidade para a população, os financiamentos são fundamentais, além de garantir os melhores serviços. Essa foi a pauta da reunião entre gestores municipais com o secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, nesta sexta-feira (25/3), no prédio do Ministério da Saúde, em Belo Horizonte.
Atualmente, a Prefeitura gasta com a saúde, em média, 27% dos recursos municipais, o que representa quase o dobro do previsto na legislação federal. Segundo a prefeita Marília Campos, o encontro foi importante no processo de articulação para conquistar recursos para ajudar no financiamento da saúde. “Fomos muito bem recebidos pelo secretário e temos a confiança de que teremos um retorno das nossas reivindicações”, disse.
Conforme explica o secretário de Saúde, Fabrício Simões, entre as questões discutidas com o ministério, o município tem direito a receber financiamentos do teto, um impacto de R$18 milhões, e com a inauguração, em breve, de uma nova UPA algumas políticas precisam ser revistas. “Esse impacto reflete em toda a rede de saúde, pois com menos recursos, se gasta mais do tesouro, o que prejudica as ações do próprio município. Fomos abraçados pelo ministério e com certeza a população será a grande beneficiada”, disse.
Participaram também da reunião o secretário de Governo, Pedro Amaral, e o diretor-geral do Serviço Social Autônomo (SSA) de Contagem, Eduardo Penna.