O auditório do Instituto Estadual de Florestas (IEF) Contagem (rua Rio Comprido, 4585, bairro Cinco), entre 8h30 e 16h30, será palco do Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O evento, desenvolvido pela Prefeitura, marcará a construção de um Plano Municipal de Educação Ambiental para a cidade por meio de oficina. A ação dá seguimento à criação de políticas públicas direcionada à consolidação de projetos de Educação Ambiental pelo Poder Público.
Segundo a superintendente de Políticas Socioambientais, Sirlene Almeida, a oficina será um importante instrumento para os participantes conhecerem, avaliarem e dialogarem sobre as políticas ambientais do município, além de poderem contribuir para a construção de mais ações que irão beneficiar o meio ambiente.
“Uma das principais diretrizes do Plano Municipal de Educação Ambiental é incentivar a participação popular na construção coletiva de projetos e ações que proporcionem a sensibilização e reflexão sobre suas atitudes cotidianas e os impactos das mesmas no meio ambiente”, explicou.
Desta forma, segundo Sirlene, busca-se “promover uma grande participação popular, unindo sociedade civil, empresas, instituições de ensino e governo a fim de discutir as questões ambientais”.
O Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável foi instituído pelo Decreto 162, de 28 de maio de 2021, como o primeiro instrumento normativo criado para o fortalecimento da participação popular sobre o tema “sustentabilidade” no município. As reuniões são, geralmente, realizadas mensalmente, na última quarta-feira do mês, no Parque Gentil Diniz. Contudo, devido às obras no local, estão acontecendo, momentaneamente, na sede do Instituto Estadual de Florestas (IEF), no Parque Fernão Dias.
Dentre as atribuições do Fórum, está a elaboração do Programa de Educação Socioambiental do Município de Contagem, que consiste no eixo estruturador do plano.