Contagem vive um novo tempo, com mais investimentos, transparência e diálogo aberto com a população. O resultado do trabalho pela vida, realizado pelo governo municipal, se confirma com a ampliação de programas que têm melhorado a rotina das pessoas, como o Asfalto Novo, que está ganhando sua segunda etapa e proporcionando a extensão do maior projeto de revitalização de vias, dos últimos 40 anos, executado na cidade.
O lançamento da nova fase do Programa “Asfalto Novo” ocorreu na noite desta quarta-feira (19/4), em evento que reuniu representantes da administração pública, empresários, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil no Espaço do Encontro, na sede da Prefeitura de Contagem. Na ocasião, a prefeita Marília Campos anunciou que mais 78 ruas e avenidas do município serão contempladas com serviços de revitalização do pavimento, implantação de sarjetas e meios-fios, sinalização horizontal e vertical, além de drenagem superficial e adequações de trânsito. Serão mais 63 km de vias atendidas, facilitando a mobilidade e trazendo mais segurança no trânsito de motoristas e pedestres que moram e circulam pela cidade.
A boa gestão financeira praticada em Contagem foi fundamental para que a Prefeitura conseguisse o financiamento junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, garantindo investimento de R$136 milhões para a realização das obras. Os trabalhos serão divididos em quatro lotes, a exemplo da 1ª etapa, o que permitirá agilidade e a realização simultânea da requalificação em várias ruas.
“A marca do nosso governo tem sido, em primeiro lugar, o compromisso profundo com a boa gestão fiscal da Prefeitura. Contagem é um grande destaque não só na política de arrecadação, mas também de boa gestão fiscal, por isso temos conseguido investimentos para usar naquilo que de fato é prioridade para a população”, enfatizou a prefeita Marília Campos.
Presente no evento, o gerente executivo industrial da Castelo Alimentos, empresa paulista que está abrindo filial em Contagem, Ângelo Tenan, ressaltou que o programa de revitalização de vias é um investimento que movimenta economia, por tornar a cidade um ambiente promissor e muito favorável aos negócios, à geração de emprego e à prosperidade de seu povo.
“Esse programa atrai investimentos e negócios para o município, porque a iniciativa privada e o poder público nas esferas estadual e federal reconhecem que está sendo feito algo que beneficia os moradores e também as indústrias. Ou seja, é crescimento para todos que estão neste ecossistema, por isso identificamos Contagem como o lugar ideal para expandir nossa empresa”, destacou.
Marília Campos exaltou a transformação pela qual o município vem passando, agora, como nova cara, cada vez mais evidente que voltou a ser uma cidade bem cuidada e pronta para o progresso. “O Programa Asfalto Novo é uma carta-convite para atrair desenvolvimento para o município. Antes ouvia-se muito que aqui tinha o pior asfalto da região metropolitana. Agora, o que estamos fazendo é melhorar a nossa mobilidade e mostrar para o mundo que a gente cuida e gosta de Contagem e que esta cidade vai continuar se desenvolvendo como um lugar potente, que vai ficar cada vez melhor”, declarou.
Durante a solenidade, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, apresentou todas as ruas que foram incluídas na 2ª etapa do programa, a partir de sugestões das comunidades, e pontuou a estratégia do governo municipal de reduzir os gastos com ações paliativas, como a Operação Tapa-Buraco (OTB), e direcionar os esforços em obras estruturantes, que garantem uma malha viária com mais qualidade e durabilidade para quem vive em Contagem.
“Esta é uma medida para sairmos do círculo vicioso de tapar buracos, do envelhecimento dos pavimentos, para um círculo virtuoso de manter o pavimento revitalizado, evitando esse processo de ‘enxugar gelo’ que é remendar o asfalto. É uma missão audaciosa e de médio a longo prazo. Vamos seguir trabalhando para ampliar o programa ainda mais”, disse.
As empresas vencedoras da licitação foram: Embraurb - Empresa Brasileira de Urbanização Ltda, que atenderá as ruas das regionais Eldorado e Industrial (Lote I); Construtora e Dragagem Paraopeba Ltda, assumindo as vias da regional Riacho (Lote II); Gidê Engenharia Ltda, que fará as obras na Ressaca e no Nacional (Lote III) e a Construtora CTC Sociedade Unipessoal Ltda, responsável pelas vias das regionais Vargem das Flores, Petrolândia e Sede (Lote IV).
Confira a lista com todas as 78 ruas que serão atendidas:
Regional Eldorado
Regional Industrial
Regional Riacho
Regional Ressaca
Regional Vargem das Flores
Regional Petrolândia
Regional Sede