Contagem realizou um grande ato afirmativo para promover a cultura de paz nas escolas do município. O movimento, que abrange diversas ações pedagógicas e um abraço simbólico, em todas as unidades de ensino da cidade, aconteceu, nesta quinta-feira (20/4), durante o horário de aula do turno da manhã.
Na oportunidade, as escolas desenvolveram atividades diversas como debates e oficinas, envolvendo estudantes, professores, dirigentes e equipes pedagógicas, a fim de discutir e orientar sobre a segurança na escola, o combate à violência e a mediação de conflitos, além de propor reflexões acerca do fenômeno das fake news, o respeito ao próximo, a convivência com a diversidade, a luta contra o discurso de ódio, o machismo, o racismo e a lgbtfobia.
Fotos: divulgação Seduc/PMC
Além das atividades propostas, em cada unidade de ensino de Contagem, houve uma manifestação, às 10h, quando toda a comunidade escolar se uniu para exibir cartazes e faixas com mensagens de paz e, na sequência, realizou um abraço símbolo em volta das escolas.
O subsecretário de educação, Anderson Cunha, enfatizou a proposta deste ato. “Queremos mostrar esta ação coletiva e unificada como uma resposta positiva, que vai além de falar da violência, mas destacar também o potencial da escola enquanto espaço de encontro, de acolhimento e da convivência pacífica. Acreditamos em uma cultura de paz, pautada na comunicação não-violenta e na convivência democrática nas escolas”.
Medidas de segurança
A Prefeitura de Contagem vem adotando medidas preventivas para garantir a segurança nas escolas e devolver a tranquilidade nestes ambientes, fortalecendo a Patrulha Escolar, com o aumento do seu efetivo, que agora conta com 36 guardas civis e 19 viaturas que atuam, exclusiva e diariamente, nas unidades de ensino de Contagem e em seus arredores.
Além disso, o governo determinou a instalação de câmeras de segurança em todas as escolas, creches e outros pontos da cidade. Profissionais que atuam como vigilantes e porteiros nas unidades de ensino estão sendo treinados para identificar atividades suspeitas e acionar rapidamente as autoridades competentes.
Será realizada, também, uma reunião de mobilização social, unindo o poder público a pais, comunidade escolar e todas as forças de segurança, para prestar esclarecimentos, acolher contribuições e ampliar as estratégias conjuntas para a construção de uma cultura de paz nas escolas. O encontro está agendado para sábado, dia 6 de maio, na sede da Prefeitura de Contagem.