Poesia, música, oficinas, cartazes, balões, oficinas, caminhadas, roda de conversas, caminhadas e um grande abraço pela paz marcaram as atividades de crianças e estudantes, nesta quinta-feira (20/4), durante a ação 'Abraço pela Paz ', desenvolvido pela Prefeitura de Contagem nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), escolas municipais, creches parceiras e Fundação de Ensino de Contagem (Funec). O tema trabalhado com os estudantes e crianças em todas as unidades escolares foi “Minha escola é da paz”.
As unidades escolares completaram a ação, que contornou também com a participação de trabalhadores e professores. Às 10h, todas as 147 escolas do município fizeram, simultaneamente, o abraço simbólico pela paz nas escolas.
O objetivo da ação foi promover a cultura de paz nos espaços educativos da cidade, debatendo e orientando a comunidade escolar quanto à segurança nas escolas e a promoção de ambientes de respeito à diversidade e de combate aos discursos de ódio, como destaca o subsecretário de Ensino Anderson Cunha.
“Nós entendemos que a educação, principalmente essa educação para valores, da convivência coexistiram, tem que ser uma parceria entre a família e a escola. E a Secretaria de Educação incentivou para que nos últimos dias, especialmente no dia de hoje, fizemos um grande movimento pedagógico, educacional, para a cultura de paz”, afirmou Anderson.
No Cemei Jardim Laguna, na Ressaca, a ação pela paz foi concomitante de muita música para as crianças. A diretora da unidade, Renata Normand, destacou a escola como um ambiente de paz. “A escola é um lugar de paz, amor, respeito e, por isso, fizemos esse evento, para conscientizar as famílias e crianças que na escola temos segurança”.
A diretora Vera Lúcia da Costa, da Escola Municipal Domingos Diniz Moreira, em Monte Castelo, iniciou as ações realizadas com as famílias e estudantes. “A gente já teve aqui na nossa escola uma roda de conversa com a comunidade para levar mais tranquilidade para as famílias. Hoje, tivemos a motivação de fazer o “Abraço da Paz” para que os nossos estudantes participem de forma ativa”.
As ações pela paz se multiplicaram por todas as regiões da cidade e com crianças e estudantes de todas as idades. No Centro de Educação Infantil (CEI) Raios de Sol, em Nova Contagem, unidade conveniada à Prefeitura, as crianças seguravam balões enquanto uma pomba simbolizando a paz era solta. Já na EM Maria Silva Lucas, na Ressaca, os estudantes foram recebidos sob aplausos de trabalhadores e professores.
O vice-presidente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), professor Paulo Figueiredo, esteve na unidade Cruzeiro do Sul acompanhando a atividade com os estudantes. “Viemos fortalecer a cultura de paz nas escolas, uma ação que a Prefeitura de Contagem leva a todas as escolas, não só do ensino médio, mas também de todos os segmentos da educação”, potencializou.
Ana Clara Gomes, estudante da Funec Cruzeiro do Sul, enfatizou o papel de que cada pessoa deve ter na promoção da paz, seja na escola ou na sociedade, e mandou um recado a todos os estudantes. “Estarem conscientes de que eles também têm que promover um ambiente seguro e um ambiente de paz para todo o mundo, principalmente, dentro da própria escola. Se você quer um mundo melhor, você não vai ficar esperando os outros. Então, que vocês consigam olhar e conseguir promover a paz dentro de você para você. Conseguir fazer um ambiente saudável e proporcionar felicidade, alegria, paz, para as pessoas que estão ao seu redor e para você mesmo”, disse.
Na Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa (CEI Ressaca), os estudantes fizeram uma caminhada ao redor da unidade com seus balões agitados e cartazes. A ação, segundo a vice-diretora, Renata Figueiredo, é uma forma de mostrar à sociedade que está “tudo bem” nas escolas. “Aqui nas escolas a gente trabalha com amor, respeito, diálogo e com a desconstrução das fake news”, destacou.
No Cemei Arvoredo, também no Ressaca, o combate às fake news fazem parte das ações por mais segurança nas escolas. “Hoje a gente teve uma atividade pedagógica reforçando a cultura de paz e, para além disso, outras ações têm sido construídas em sala de aula. Todas as professoras fazem rodas de conversa com as crianças, a gente discute com elas também os sentimentos, tenta trabalhar as emoções com livros de literatura, com vídeos”.
Em muitas unidades a participação das forças de segurança se fez presente, não apenas para fortalecer o policiamento, mas também participar das atividades, das rodas de conversa e do abraço pela paz, como foi o caso da EM Ivan Diniz Macedo, em Vargem das Flores , onde aguardava civis podia conferir apresentação musical e dialogar com professores e alunos. A Guarda Civil de Contagem também se fez presente nas escolas nessa terça-feira.
Na EM José Silvino Diniz, em Petrolândia, houve desfile das crianças como 'mensageiros da paz'. Fantasiadas, ao som de muita música e com muitos balões, os pequenos levaram uma mensagem de paz a todos(as) presentes. No Cemei Colonial as crianças puderam conferir uma apresentação teatral.
Na EM René Chateaubrian Domingues, no Riacho, por sua vez, houve uma roda de conversa com estudantes e o pai de uma educanda fez um depoimento emocionante. Na EM Heitor Villa-Lobos, também no Riacho, houve pintura de cartazes e a estudante do 6º B, Sofia Andrade, mandou seu recado. “A gente está fazendo os cartazes para celebrar a paz na escola. Porque o que a gente está vivenciando não é muito bom para o nosso crescimento, então a gente quer lembrar o que é ser feliz”.
A Prefeitura de Contagem trabalha para que a segurança prevaleça nas escolas do município, com atividades que promovam a alegria, o diálogo e a paz.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS