Mais desenvolvimento para Contagem, mobilidade e qualidade de vida para os moradores e comerciantes da avenida José Faria da Rocha. Uma das principais avenidas do bairro Eldorado e da cidade foi incluída na 2ª etapa do Programa “Asfalto Novo” e será totalmente requalificada.
Nesta quarta-feira (3/5), gestores da Prefeitura se reuniram com as comunidades dos bairros da região do Eldorado para apresentar o projeto da obra, que contempla os dois sentidos da avenida, totalizando 6 km, incluindo a implantação e revitalização de passeios, canteiros centrais e obras de drenagem. O investimento é de R$9 milhões.
Presente à reunião, a prefeita Marília Campos destacou que a obra é uma reivindicação antiga dos moradores e comerciantes da região e uma importante intervenção para a cidade. “A avenida é um dos corredores comerciais mais usados pelo transporte público e pela população que faz compras a pé. O Asfalto Novo vai fortalecer a atividade econômica, gerar mais empregos e trazer mais segurança para todos que transitam na via”, disse.
O projeto de revitalização da avenida faz parte da 2º etapa do Programa “Asfalto Novo”, que compreende o asfaltamento de 63 km de ruas e avenidas em todas as regiões da cidade, um total de 78 vias que serão atendidas. As obras incluem sinalização vertical e horizontal, obras complementares e de acessibilidade, sendo o maior programa de revitalização de ruas dos últimos 40 anos realizado em Contagem.
Obras no período noturno
Durante a reunião, a prefeita dialogou e escutou a comunidade, que agradeceu a realização das obras, como o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Laerte Portugal, que fez um pedido para que as obras sejam realizadas no período noturno e foi atendido.
Segundo a prefeita Marília Campos, a maioria das obras serão executadas de noite para que o trânsito de coletivos e o comércio funcionem normalmente. “Haverá apenas uma pequena parte da obra que será realizada durante o dia. E para que a obra seja feita a noite, os moradores e comerciantes não poderão deixar os carros estacionados na rua”, destacou.
O representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Ermelindo Júnior, disse que a 2º e 3º etapas do Asfalto Novo vão colaborar ainda mais para a melhoria do serviço de transportes na cidade. “O asfalto da avenida já estava muito ruim e algumas regiões com muitos buracos. É o momento de dar prioridade ao transporte público”, comemorou.
O diácono da paróquia do bairro JK, Geraldo das Graças, disse que ficou muito surpreso com a presença não só dos comerciantes da José Faria da Rocha, mas dos moradores da região do Eldorado. “A participação popular é essencial para a melhoria da nossa comunidade e a Prefeitura tem nos dado resposta para todas as nossas questões. Isso nos deixa muito feliz”, disse.
Moradora do JK e dona de casa, Ireni de Souza, considerou o projeto muito necessário. “O asfalto da avenida José Faria já estava muito antigo e precisando de manutenção. Agora, que teremos tudo novo, é hora também de toda comunidade colaborar e manter as ruas e avenidas mais limpas e cuidadas”, opinou.
Na 1ª etapa do programa, a pista da direita do trecho da avenida José Faria da Rocha, entre a avenida João César de Oliveira e a rotatória que liga com a rua Maria Mafalda, já foi atendida. O lado esquerdo será contemplado após a conclusão das obras do Espaço Popular do Eldorado, também conhecido como Boulevard Portugal, que está com obras de implantação em andamento.
3ª etapa à vista
De acordo com o secretário de Obras, Rômulo Perilli, a 3ª etapa do Programa “Asfalto Novo” está garantida e em fase de elaboração de projeto. “Serão 200 milhões para a revitalização de mais 80 km de ruas até o final de 2024. Temos a meta de atender 220 km de ruas e avenidas, contemplando aquelas que mais necessitam de intervenções, como vias que circulam o transporte público e que integram os bairros do município”, afirmou.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.