Dentro do pacote de obras voltadas para a ampliação do ensino público na cidade, a Prefeitura de Contagem está realizando a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) no bairro Confisco, região do Nacional. Esta é uma das cinco unidades que estão sendo implantadas no município, com previsão de entrega até o fim do ano.
O investimento feito pela Prefeitura para a construção do Cemei Confisco é de cerca de R$ 4,1 milhões. A unidade acolherá 188 crianças em dois turnos, ou até 94 crianças em período integral. Trata-se de um projeto sustentável e seguirá o padrão estabelecido pelo governo federal, via Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as construções de equipamentos públicos de ensino infantil.
O Cemei Confisco já teve os serviços de alvenaria, vigas, pilares, muro de divisa, contenção e laje de transição executados. Nesse momento, os serviços que estão sendo feitos são de finalização dos muros de divisas, execução das redes hidrossanitárias interna e externa e regularização dos passeios. A previsão é que a obra seja entregue à população em outubro deste ano.
O engenheiro e fiscal de obras, Márcio Ademir, destacou a importância da obra. “A unidade escolar é um bem de todos, muito importante e essencial que requer de todos um cuidado conjunto muito especial”, ponderou.
Neste projeto serão utilizados conceitos de sustentabilidade em toda a edificação e deverão ser adotados soluções ecoeficientes, cujos projetos a serem desenvolvidos priorizem a eficiência energética, o reuso da água, a coleta seletiva para a reciclagem de resíduos sólidos para reaproveitamento ou descarte adequado e a prática do cultivo de horta e pomar.