Visando oferecer mais qualidade, conforto e bem-estar de crianças, professores e colaboradores, a Prefeitura de Contagem tem desenvolvido um projeto de implantação de novas unidades de ensino equipadas e modernas. Cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) estão sendo construídos no município neste momento, dentre eles, o núcleo do bairro Riacho das Pedras, atendendo a uma antiga demanda da comunidade local.
Atualmente, o Cemei Riacho da Pedras recebe os serviços de edificação do muro de divisa, da laje de transição, infraestrutura para as instalações elétrica e hidráulica, implantação do reservatório metálico e reboco. Outras etapas já foram finalizadas, como a parte de instalação de vigas e pilares. Com o ritmo de trabalhos acelerado, a previsão é de que a unidade seja entregue à população em novembro deste ano.
O valor total investido pela Prefeitura na unidade do Riacho das Pedras é de R$5.612.073,72. O total em todas as cinco unidades (incluindo Confisco, Inova Parque, Conquista Veredas e Jardim Laguna) é de cerca de R$30 milhões. Assim como os demais, este Cemei contará com salas de atividades, lactário, fraldário, solário, sanitários acessíveis; área de higienização pessoal; área de preparo de alimentos; sala multiuso; refeitórios, pátio coberto, playground, além de outros ambientes.
O Cemei Riacho das Pedras vai acolher crianças de zero a 5 anos de idade e seguirá o padrão do Programa PROINFÂNCIA - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visa aprimorar a infraestrutura escolar, referente ao ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados, uma vez que refletem na melhoria da qualidade da educação.
Segundo o engenheiro e fiscal de obras, Márcio Ademir, a obra vem sendo realizada pautada nos critérios de sustentabilidade que poderão ser explorados diariamente quando a escola estiver em funcionamento. “Estamos adotando soluções ecoeficientes na construção dos Cemeis. A ideia é desenvolver projetos que priorizem a eficiência enérgica, o reuso da água, a coleta seletiva para a reciclagem de resíduos sólidos para reaproveitamento ou descarte adequado e a prática do cultivo de horta e pomar”, reforçou.
A capacidade de atendimento do novo Cemei será de até 376 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 188 crianças em período integral.