Com o objetivo de melhorar a mobilidade e garantir mais conforto e segurança para os motoristas e pedestres do bairro Estaleiro 2, em Nova Contagem, foi concluída, nesta sexta-feira (5/5), uma intervenção de recomposição de base do pavimento da rua Patrícia Aparecida Santos.
O serviço feito pela equipe de manutenção contou com a técnica utilizada para recuperar estruturas deterioradas ou danificadas em vias urbanas. Ela consiste na retirada da camada superior do pavimento, seguida pela remoção do material que está danificado e, por fim, a recomposição da base com um novo material.
As causas que levam à erosão nas estruturas das vias são diversas, incluindo o tráfego intenso de veículos, as condições climáticas, como chuvas e calor excessivo, além do tempo de uso e a falta de manutenção adequada.
No caso da rua Patrícia Aparecida Santos, a recomposição de base do pavimento foi necessária devido às erosões que comprometeram a estabilidade da via e o conforto dos motoristas e pedestres. Com a obra realizada, a mobilidade na região será beneficiada, proporcionando mais segurança aos motoristas e melhor fluidez no trânsito.
A obra na rua Patrícia Aparecida Santos foi realizada pela equipe de Operação Tapa-Buraco da Subsecretaria de Obras e Manutenção, que é responsável por realizar serviços emergenciais de reparo e conservação de ruas, avenidas e estradas municipais, incluindo a recomposição de estrutura do pavimento sempre que necessário.
Além de todos os benefícios viários garantidos com esta ação, os ajustes na estrutura do pavimento contribuem para a preservação do meio ambiente, uma vez que ajuda a reduzir a emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, que são liberados em maior quantidade pelos veículos em vias em condições inadequadas.
Colaboração Lucas Carneiro Costa