No próximo domingo, 14 de maio, comemora-se o Dia das Mães. A data é a segunda mais importante do Brasil para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que para a data, aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros devem presentear alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
Em Contagem não é diferente. A data atrai muitos consumidores ao comércio local em busca de presentes. Segundo dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE–IBGE), o município possui em torno de 3.910 lojas de artigos de vestuário e acessórios, aproximadamente 1.670 restaurantes e similares, além de mais de 3.900 salões de beleza.
Os principais shoppings do município apontaram um aumento de fluxo de quase 25% em relação ao período normal do comércio. Após quase dois anos de atividades restritas no comércio devido à pandemia, esse número tende a aumentar em 2023. Portanto, é importante se planejar e fazer suas compras com antecedência, evitando tumultos e eventuais contratempos no momento da escolha.
O Procon Contagem, pautado sempre pela política de proximidade com a população, aproveita para reforçar algumas dicas importantes para que as compras sejam feitas com mais segurança. “Estamos constantemente realizando campanhas de conscientização do consumidor e orientação dos fornecedores, buscando equilibrar as relações de consumo e solucionar as questões originárias das mesmas”, explicou a superintendente do órgão, Silvânia Silva Santos.
Confira as dicas:
1. Antes de comprar, pesquise e compare preços. O levantamento realizado pela CNDL aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$101,00 a R$200,00 com os presentes, enquanto 22%, pretendem gastar mais de R$400,00. Com a grande variação de preços comum a essa época, uma boa pesquisa antes de realizar a compra pode fazer seu dinheiro render mais.
2. Certifique-se que o produto é da qualidade desejada, verificando marca, modelo, material, tamanho, cor e validade, quando for o caso. Prefira sempre produtos com selo de inspeção dos órgãos competentes.
3. Fique atento à política de troca da loja. O prazo de sete dias para cancelamento da compra, com a devolução do produto e a restituição integral do valor pago, conhecido como direito de arrependimento, só é válido para as compras à distância. Para compras feitas presencialmente, o comerciante só é obrigado a trocar os produtos com defeitos. A legislação consumerista não obriga a troca por cor, tamanho ou gosto. O comércio que troca o produto sem defeitos, faz por cordialidade. Na dúvida, peça por escrito a política de troca da loja.
4. Sempre exija e guarde a nota fiscal. Ela é o documento essencial para resolução de algum eventual problema com o produto adquirido.
Fale com o Procon
Em casos de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá procurar orientações junto ao Procon Contagem, pelo Disque Procon 151, pelo e-mail procon@contagem.mg.gov.br, ou na sede do órgão, localizada na avenida José Faria da Rocha, 1016, no bairro Eldorado. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Vale lembrar que o Procon Contagem também possui um canal de denúncias no aplicativo WhatsApp, que pode ser contatado por meio do número (31) 98979-4168. O objetivo é receber, analisar e solucionar as denúncias advindas de consumidores que se sentirem lesados em quaisquer relações consumeristas que envolvam fornecedores.
O canal é destinado, exclusivamente, para casos em que o consumidor sofreu algum problema que envolva responsabilidade do fornecedor, como ausência de preço nos produtos, diferentes preços em um mesmo produto e venda de produtos com validade expirada. As denúncias de fiscalização devem ser feitas pelo número (31) 98979-4168. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.