A Prefeitura de Contagem entregou, nesta quarta-feira (10/5), 300 kits de higiene às idosas do Lar Maria Clara. A instituição, que há 95 anos atende idosos em Contagem, foi a primeira a receber doações recolhidas na corrida ‘Contagem Por Todas’, que aconteceu em março. Para participarem da prova, as mulheres trocaram os kits de corrida, por itens de higiene. Cerca de 2400 kits foram arrecadados.
De acordo com a superintendente de Políticas para Mulheres, Neimara Lopes, a destinação dos demais kits foi definida em reunião do Conselho Municipal da Mulher de Contagem. “Aqui está sendo feita a entrega de 300, uma quantidade que vai ajudar, por um tempo, os idosos que aqui estão. As demais serão destinadas para mulheres trans, as meninas que estão na Casa Aquarela, as que estão no Movimenta Mulheres, Espaço Bem-Me-Quero e Abrigo Bela Vista”, destacou.
Neimara explicou que o Lar Maria Clara foi escolhida para receber as primeiras doações, devido à sua história e trajetória como instituição importante para a nossa cidade, no cuidado com as pessoas idosas. “Estamos falando de mulheres que já lutaram durante a sua vida inteira, de diversas formas, que buscaram garantir os seus direitos, várias sofreram e passaram por situações de vulnerabilidade. Nada mais justo estar fazendo a primeira entrega começando por aqui e perpassando por diversas faixas etárias, das idosas às jovens, pois todas têm necessidades”, completou.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, ressaltou que a doação dos kits pela Prefeitura é mais que um ato. “Trata-se de cumprir aquilo que pedimos em março, que é repassar o que a população nos doou a quem precisa. É a realização de algo que consiste não apenas na promoção, mas na política de construção que tem sido feita em relação às mulheres. A corrida não é só um evento por si só, mas uma ação que traz a visibilidade, a força, a capacidade, a condição da mulher ser protagonista da sua história”.
Lino destacou que a corrida foi apenas para as mulheres e coube aos homens apoiar e aplaudir. “Fica, aqui, o pedido para que a população olhe por estas pessoas e faça, rotineiramente, atos de amor, de doação de tempo e, por que não, de itens”, finalizou.
Supervisor-geral do Lar Maria Clara, Júlio César Augusto Luiz da Costa enfatizou as necessidades que instituições como esta passam. “Aqui somos filantropos, com diretoria voluntária e necessitamos, sempre, de repor materiais de limpeza, higiene e alimentação.
Ele explicou que a instituição funciona há 95 anos, por meio de colaborações, doações espontâneas, pensões, eventos, entre outros. Sobre os maiores desafios encontrados ao acolher um idoso, Júlio frisou que a adaptação é a principal: “Para isso temos uma equipe técnica bem capacitada, com psicólogos, fisioterapeutas e médicos. Além disso, há a questão da alimentação, que acontece seis vezes ao dia, tudo com acompanhamento, sendo a refeição bem completa e o atendimento feito da melhor forma”.
Como ajudar
O Lar Maria Clara possui um site, onde está descrita sua história e trajetória, assim como os contatos. O site da instituição pode ser acessado pelo link www.larmariaclara.org.br. Os telefones de contato são (31) 3398-7189 e (31) 98417-4502 (WhatsApp) e também há canais pelo Facebook e Instagram.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.