A estrutura para o concerto “The Beatles”, da Orquestra Ouro Preto, que vai embalar os contagenses na sexta-feira (12/5), no Espaço Popular, já está montada. O evento, promovido pela Prefeitura de Contagem, é gratuito e celebra o Dia das Mães, que será comemorado no segundo domingo de maio (14/5). As barracas da Economia Solidária estarão presentes. O palco, os gradis e a iluminação já estão a postos.
Há mais de 20 anos, a Orquestra Ouro Preto protagoniza apresentações de sucesso pelo Brasil e pelo mundo. No show, marcado por sucessos dos Beatles, a população de Contagem poderá relembrar sucessos como “Let It Be”, “Hey Jude”, “Don’t Let Me Down”, “While My Guitar Gently Weeps”, executados por um grupo de 30 músicos, que tocam violinos, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico, percussão, bateria, guitarra, baixo e piano.
Criada em 2000, a banda é marcada pela versatilidade. Em sua trajetória, destacam-se apresentações em todo o território nacional e nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador e Natal. No exterior, sua qualidade foi conhecida em turnês de sucesso, com presença de grande público na Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina e Bolívia.
Ao todo, são onze trabalhos registrados em CD e sete em DVD: Latinidade (2007), Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla (2013), Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014), Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas (2015), Orquestra Ouro Preto – The Beatles (2015), Latinidade: Música para as Américas (2016), Música para Cinema (2017), O Pequeno Príncipe (2018), Suíte Masai (2019) e Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento (2019).
Em sua discografia destaca-se o Prêmio da Música Brasileira 2015, na categoria Melhor Álbum de MPB; a indicação ao Grammy Latino 2007, como Melhor Disco Instrumental por Latinidade, e a distribuição mundial dos discos Latinidade – Música para as Américas e Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.
A Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. Seu trabalho ousado e plural é reconhecido com importantes premiações nacionais e aplausos efusivos do público nas salas e casas de espetáculo por onde passa.