Criado em 1962, o Dia do Assistente Social (15/5) foi escolhido na data em que a profissão foi regulamentada, marcando, inclusive, a criação dos conselhos Federal e Regionais. Com uma atuação diversificada, os profissionais da assistência social trabalham para garantir uma sociedade mais justa e com oportunidades igualitárias para todos, com destaque para crianças e adolescentes. Nesse sentido, a Prefeitura desenvolve duas importantes ações: Juventude Cidadã e Juventude Ativa, ambos coordenados pela Secretaria de Defesa Social.
“São duas iniciativas que têm os jovens como protagonistas, no combate à violência, e que buscam compreender a realidade, desenvolvendo projetos para atender as necessidades das comunidades”, destacou a assistente social e gestora de Projetos da Seds, Sheila Abreu.
A assistente social explicou que o Juventude Cidadã incentiva a participação de adolescentes da rede municipal de educação na política de segurança pública. Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades e potencialidades dos adolescentes, fomentar o conhecimento acerca do exercício da cidadania e realizar campanhas educativas, cultura, esporte e lazer junto aos adolescentes e suas famílias são alguns objetivos do programa.
Já o Juventude Ativa, segundo Sheila, realiza ações de mobilização e formação de adolescentes e jovens, entre 15 e 29 anos, com foco em estratégias de prevenção às violências nos territórios prioritários de Contagem. “São realizados mobilização e engajamento para fomentar projetos locais de prevenção e enfrentamento às diversas formas de violências, que serão propostos pelo próprio público-alvo do projeto. O objetivo é formar lideranças jovens e articuladores dentro das comunidades”. O programa está sendo desenvolvido nas regionais Industrial e Nacional, além de Nova Contagem.
De acordo com Sheila Abreu, os projetos desenvolvidos pelos profissionais da assistência social na Seds visam combater o abandono escolar, o desemprego e até a criminalidade. "Por meio dessas iniciativas, os jovens em situação de vulnerabilidade social terão mais oportunidades, além de serem incentivados a desenvolverem os seus direitos pautados na autonomia e na cidadania. Os assistentes sociais têm um papel fundamental nessa construção. Parabéns pela atuação", destacou, cumprimentando os profissionais.
* Com a colaboração da jornalista Luciana Rocha.