O encerramento da “Semana de Governo Aberto 2023” aconteceu, nesta sexta-feira (12/5), na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), em São Paulo. O evento foi realizado em uma parceria da Controladoria-Geral da União (CGU) e os quatro governos brasileiros membros da Open Government Parnership - OGP Local (Santa Catarina, São Paulo, Osasco e Contagem).
A OGP é uma organização internacional que fomenta iniciativas de governo aberto, reunindo líderes do mundiais, empenhados em promover e desenvolver ações de transparência, inclusão, participação cidadã, combate à corrupção e prestação de contas.
A “Semana de Governo Aberto” é um evento internacional, promovido anualmente pela OGP, que visa disseminar boas práticas, fomentando a participação social.
A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: o professor José Orcélio do Nascimento; o secretário Executivo de Relações Institucionais de São Paulo, Enrico Misasi; o secretário de Planejamento e Gestão de Osasco, Eder Alberto Ramos Máximo; a gerente de Promoção do Controle Social do Estado de Santa Catarina, Carolina Kichller; a controladora-geral do Município de Contagem, Nicolle Bleme; e a coordenadora-geral da Promoção de Governo Aberto, da Controladoria-Geral da União, Raquel Aparecida.
Para a controladora-geral de Contagem, Nicolle Bleme, foi uma satisfação muito grande participar da organização da “Semana de Governo Aberto 2023”. “Somos o membro mais recente desta rede mundial. Um dos grandes desafios que temos é conseguir ampliar e fortalecer a participação da sociedade civil para a construção de um governo aberto”, destacou.
Segundo ela, “a partir do momento em que são realizadas estas iniciativas mais institucionalizadas, os governos conseguem difundir a importância destas ações para a população, que se envolvem mais e nos ajudam nos processos de cocriação das ações de governo aberto”, disse.
Mapeamento das ações
Durante o evento, foram apresentados os mapeamentos das ações de governo aberto, para mostrar o que vem sendo feito e desenvolvido dentro dos municípios e Estados membros da OGP Local no Brasil, além de despertar o interesse e a iniciativa de outros locais do país.
Também aconteceram diversas oficinas e mesas temáticas sobre participação social, dados abertos, transparência, uso de tecnologia para potencializar o governo aberto, entre outras temáticas, envolvendo tanto experiências dos governos, quanto da sociedade civil, trazendo diferentes reflexões e pontos de vista.
Participação de Contagem
Durante a “Semana de Governo Aberto 2023”, Contagem participou da mesa de abertura, de forma on-line, com uma apresentação do trabalho desenvolvido na cidade, conduzida pelo vice-prefeito, Ricardo Faria. Na terça-feira (9/5), a Procuradoria-Geral realizou o painel virtual “Justiça Aberta”, apresentado e mediado pela procuradora-geral, Sarah Campos, que também participou da atividade de encerramento.
Na quarta-feira(10/5), ocorreu o “ 1º Seminário de Governo Aberto de Contagem”, organizado pela Controladoria-Geral. Ao final do seminário, foi lançado o aplicativo Oscon, que lista a localização geográfica dos serviços ofertados pelas organizações sociais (OSCS), que são parceiras de Contagem.