Com o objetivo de incentivar e garantir a segurança dos motociclistas que circulam por Contagem, a Prefeitura de Contagem vem realizando uma série de blitze voltadas à instalação de antenas corta-pipa. As ações, que aconteceram nas regionais Ressaca, Vargem das Flores e Riacho, fazem parte dos trabalhos do movimento Maio Amarelo. Ao todo, foram instaladas 210 antenas, em 149 motos, nos três primeiros dias de ação.
Durante as atividades, a equipe de educação para o trânsito da Transcon esteve presente, realizando o trabalho de conscientização junto aos condutores que transitam pela via. Além de implantar as antenas nas motos, os agentes reforçam outras medidas de segurança para o dia a dia, com a entrega de panfletos.
Os motociclistas que passavam pela região elogiaram o trabalho e destacaram a importância da ação.
Bruno Morais, que pilota há nove anos, relatou durante a blitz sobre como a antena corta-pipa o livrou de um acidente sério. “Uso antena corta-pipa desde o primeiro dia e trabalho o dia inteiro de moto. Semana passada, uma linha de cerol passou e quebrou as duas antenas. Estou trocando hoje para reforçar a segurança”.
O promotor de vendas e motociclista de aplicativo Michael Thiago, também aproveitou o movimento para reforçar a segurança e elogiou a ação educativa. “Nós motoqueiros somos as formiguinhas do trânsito. Se a gente não tomar cuidado, não tiver orientação, a gente fica a mercê no trânsito”.
Albert Leoni, que pilota há 10 anos, contou sua experiência de acidente envolvendo linha de cerol e o uso da antena corta-pipa após o acontecimento. "Há mais ou menos cinco anos sofri um acidente com linha de cerol e fui parar na UPA. Graças a Deus, estou vivo para contar a história. Antes do acidente eu não usava antena. Hoje, o uso é indispensável”.
O motociclista aproveitou para incentivar outros condutores a priorizar a segurança. “Pensamos que nunca vai acontecer com a gente, mas, como no meu caso, pode acontecer. Por isso, é necessário prevenir”.
As antenas corta-pipa são equipamentos que visam evitar que linhas cortantes entrem em contato com o tronco e pescoço do motociclista. Afonso Terra, integrante da equipe de educação para o trânsito, falou sobre a recepção positiva por parte dos motociclistas, “Eles compreendem a importância do movimento e não perderam a oportunidade de instalar gratuitamente as antenas”.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento que teve início em 2014, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito no mundo inteiro.
O mês de maio foi escolhido devido a Década de Ação para Segurança no Trânsito, decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 11 de maio de 2011. Na celebração de dez anos, o foco da edição de 2023 está voltado com maior destaque para os motociclistas.
Confira abaixo as datas e locais das próximas ações de instalação de antenas corta pipa.