58 times espalhados pelas oito regiões da cidade já sabem quem irão enfrentar na Copa Municipal de Futebol Amador de Contagem. Nesta sexta-feira (19/5), a Prefeitura promoveu o sorteio dos grupos, que na primeira fase, jogam de forma regionalizada.
Algumas regiões contam com grupo único e outros com até três. Pelo regulamento, a classificação nas regionais varia de acordo com o número de times, podendo ser um, dois ou três. Uma vaga ainda será decidida entre o terceiro colocado da Chave Industrial e Chave Petrolândia. Os jogos terão início em junho, em data a ser marcada posteriormente à entrega dos uniformes às equipes. Presentes ao sorteio estiveram o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro; o subsecretário, Rafael Rezende; o administrador regional Sede, Naldo Assis; o radialista Domingos Sávio Baião; os assessores Avair Júnior e Igor Policarpo; e os representantes de clubes amadores de Contagem.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro, a realização do “Copão”, como é conhecida a competição, é fruto da valorização do futebol amador: “É uma felicidade muito grande estarmos aqui, com auditório cheio e fazendo o sorteio de mais uma edição do Copão. Os jogos acontecerão em vários campos que foram revitalizados, o que mostra a importância que o futebol amador tem para esta gestão e para a cidade. Contagem já foi referência quanto ao esporte amador, em especial, o futebol, mas, infelizmente, isso foi se perdendo com o tempo e é nosso dever resgatar isso”, disse.
Para o administrador regional Sede, Naldo Assis, “em cada encontro com as pessoas ligadas aos clubes e ao futebol amador, de forma geral, nota-se aa preocupação e o empenho em manter vivo em Contagem, este espírito de luta, de continuidade”. Para ele, “tão importante quanto é fazer as ações voltadas ao esporte em conjunto com as pessoas que estão ligadas a esta área”.
Presente ao sorteio, o radialista da Itatiaia, Domingos Sávio Baião, lembrou do desafio e da responsabilidade que o Poder Público tem ao fomentar o futebol amador em Contagem. “Eu quero dizer pra todos e quero sugerir a vocês que jamais fiquem contando quantos atletas saíram deste trabalho de base, de futebol amador, de várzea para o profissional. O mais importante é o número incontável de atletas que passam por este trabalho e viram cidadãos de bem. Esta é a missão do futebol amador e das categorias de base. Esporte muda vidas”, enfatizou.
Feito o sorteio, que acontece, na primeira fase, de forma regionalizada, assim ficaram os grupos:
Chave Eldorado
Grupo único: Cruz Azul, Ipê, Jefté e River Plate
Chave Industrial (*)
Grupo A: Joinville, Cruzeiro do Sul, Olímpia e Recanto Azul
Grupo B: Bandeirantes, Dom Bosco, Tigrão e Estrela de Ouro
(*) Joinville e Dom Bosco pediram para não participarem, mas não de forma oficial, o que é esperado até segunda-feira. Caso se manifestem, o grupo passa a ser único, com seis times. Caso não se manifestem e não entrem em campo, os grupos serão mantidos e declarado W.O. (derrota por não comparecimento) nas respectivas partidas.
Chave Petrolândia
Grupo A: Águia de Ouro, Horizonte, Tropical e Beija-Flor
Grupo B: Ponte Preta, Pastoril, Estrela Azul e Campo Alto.
Chave Ressaca/Nacional
Grupo A: Ressaca, Cruzeirinho, Estrelinha e Darcy Vargas
Grupo B: Progresso Industrial, União, Gangorra e São Joaquim
Grupo C: Recanto da Pampulha, Tubarão, Balneário e Fluminense
Chave Riacho
Grupo único: Santo Antônio, Metralhas, Atlético, Vila Nova e Santa Cruz
Chave Sede
Grupo A: Perobas, Curitiba, Avante, Paloma e Jardim Piraguara
Grupo B: Granja Adélia, Arvoredo, Farroupilha, Benfica e Camarões
Chave Vargem das Flores
Grupo A: Chelsea, Atalanta, Penharol e Nova Esperança
Grupo B: Ipê Amarelo, Retiro, Estaleiro e Unidos da Vila
Grupo C: Três Estrelas, Napoli, Esparta e Nova Contagem
Galeria de Fotos: Newton de Castro Resende