O espetáculo “Beatles para Crianças: Meu primeiro show de Rock!” fez a alegria de mais de 1.500 crianças e adultos que estiveram presentes, neste domingo (21/5), no parque Fernão Dias, na abertura da temporada 2023 do “Diversão em Cena”. O programa é uma iniciativa da Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal e conta com o apoio da Prefeitura de Contagem.
Segundo o coordenador de eventos da Secretaria de Cultura, Ernane Dias, a nova temporada irá acontecer até novembro, com espetáculos gratuitos, voltados para o público infantil, duas vezes ao mês. Ernane também destacou a importância das parcerias que viabilizam a realização deste evento, que leva cultura e diversão para as pessoas gratuitamente: “Temos que agradecer à parceria com a Belgo e ArcelorMittal. É algo importantíssimo para Contagem. Nosso trabalho é pela vida e vida é alegria. Esperamos que as pessoas venham cada vez mais assistir aos espetáculos e se divertirem”.
A pequena Isabel Carvalho Soares, de cinco anos, estava encantada após o final do show. Emocionada, ela disse que já conhecia as músicas por causa de sua mãe. Ela amou a experiência principalmente porque a banda cantou sua música favorita: “Yellow Submarine”. “Eu amei! Diverti demais. Pulei muito, cantei e dancei. Foi muito legal e já queria que tivesse de novo”, disse empolgada.
Assim como ela, sua mãe, Ana Carvalho, adorou o show e afirmou que é muito significativo que a Prefeitura ofereça formas de entretenimento e lazer que envolvam toda a família. “É essencial para a população esses tipos de espetáculos, essas formas de cultura para que nossas crianças curtam o rock, curtam um espaço familiar e aproveitem também para ter esse contato com a natureza”, declarou.
Com grandes sucessos da banda britânica, o espetáculo, voltado para o público infantil, conquistou o coração não apenas da criançada, mas também dos pais e familiares presentes ao parque. É o caso de Vera Maria Pinheiro que, bastante animada, curtiu o espetáculo musical dançando e cantando todas as músicas. Ela afirmou ser grande fã dos Beatles e quando soube do espetáculo não pensou duas vezes em ir prestigiar o evento. “Minha sobrinha viu pela internet e veio me falar. Ela sabe do meu amor por eles e o tanto que eu ia adorar ver o show. Mesmo sendo algo para as crianças, é impossível não ser contagiada por essas músicas, que me levaram para a minha juventude. Estou muito feliz em participar disto”, declarou.
Durante a temporada de 2022, a média de público de cada evento foi de 500 pessoas. Para este ano, a expectativa é superar este número, aumentando a presença de pessoas de forma gradativa. Já no primeiro show, a expectativa foi superada, já que foram contabilizados 1.571 pessoas curtindo o evento.
Hacklab Volante
Além do espetáculo “Beatles para Crianças: Meu primeiro show de Rock!”, a criançada também pôde participar de uma experiência única, com a presença do micro-ônibus Hacklab Volante. O veículo customizado, ofereceu para as crianças uma exposição cheia de invenções artísticas e científicas, além de uma oficina onde elas fizeram colares em formato de ônibus, os “Businhos". A confecção dos colares foi feita com LED, um pouco de montagem de circuito, eletrônica e invenção.
O idealizador do projeto, Fred Paulino, explicou que eles trabalham com um conceito de “gambiologia”, projeto que já existe há mais de quinze anos e une a arte, tecnologia, educação e uma visão de sustentabilidade, priorizando reaproveitamento de materiais e fazendo improvisações por meio do reuso.
“A gambiologia tem um caráter artístico. Organizamos exposições, temos uma revista sobre o assunto. Então temos essa parte de criação artística e uma parte de educação. Ministramos oficinas desde 2012”, afirmou.
Fred explicou, também, que o grupo foi pioneiro neste tipo de projeto, com oficinas atualmente chamadas de make, de robótica e se disse feliz em apresentar o projeto pela primeira vez em Contagem. “Estamos podendo apresentar nosso ônibus, que é uma espécie de museu de engenhocas, e a expectativa é pela diversão de todas as crianças”, declarou.
Maria Clara Silva, de sete anos, foi uma das crianças que participou da oficina. Para ela, esse foi o momento de usar a criatividade e aprender um pouco mais sobre ciência e tecnologia. “Acho muito divertido que eles nos ensinem a fazer nosso próprio colar, além de outras coisas, como construir um circuito para que as luzinhas acendam e tudo funcione direito”, finalizou.
Clique e confira as fotos:
Newton de Castro Resende (Diversão em Cena)
Newton de Castro Resende (Hacklab Volante)