Música, teatro, cinema, dança, quadrilha e muito mais recheiam a agenda cultural do mês de junho em Contagem. A Prefeitura preparou uma série de atividades, gratuitas, para levar lazer, alegria e muita diversão para a população de todas as idades.
No dia 2/6 (sexta-feira), abrindo as atividades do mês, Tau Brasil traz o “Show da Sacada” e apresenta músicas autorais e outras de conhecimento nacional, acompanhado por Augusto Cordeiro, Vinícius Prates, Rayane Boldrini e Theo Lustosa.
No dia 3/6 (sábado), a partir das 13h, a Prefeitura entrega à população o parque Gentil Diniz totalmente revitalizado. Para marcar a data, uma programação variada foi preparada para receber os visitantes. No mesmo dia, às 18h, a praça Tancredo Neves será palco do espetáculo “Mineiramente”, do grupo mineiro Ponto de Partida, uma atração que já passou por diversos lugares do país e também no exterior.
Ainda no fim de semana, o Diversão em Cena volta a acontecer no domingo (4/6), no parque Fernão Dias, às 11h. O teatro, voltado ao público infantil, traz a peça “Nosso Grande Espetáculo”, da Adorável Companhia. Desta vez o Diversão em Cena também oferecerá oficinas criativas no local, a partir das 9h.
O cinema também compõe a programação. Nos dias 5 e 7/6, o Cineclube Contagem, projeto da Prefeitura de Contagem que promove sessões de filmes fora do circuito comercial para o público em geral, de forma gratuita, traz, respectivamente, “Jeca Tatu” e “Saneamento Básico”. No dia 5/6, a apresentação será na Casa da Pessoa Idosa de Contagem (Ilpi), às 14h. No dia 7/6, o local da apresentação será o auditório da Prefeitura, às 13h30. A entrada é gratuita.
O Arraiá de Contagem volta a acontecer na cidade, entre os dias 16 e 27/6, com shows locais de artistas como Poliane Lins e João Marcos e Maurinho, além de Alceu Valença, que fecha a programação. As oito regionais do município receberão a segunda edição do arraiá, que marca os festejos juninos, levando aos espaços públicos, muita música, dança e alegria, além de comidas e bebidas típicas do período.
Já a Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, que tem conquistado, cada vez mais, a população e os curiosos pelas histórias da cidade, ocorrerá nos dias 15/6 e 29/6. O primeiro encontro será na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira (MHC) e, o segundo, na Casa de Cacos, dois ícones da cidade.
Exposições
Este mês Contagem recebe, no Centro Cultural (Casa Amarela), a exposição “Vestígios”, da artista Nivia Martins. A mostra busca ressignificar nas pinturas, fotos estragadas pelo mofo e água acidentais. Na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, Fabi Santana traz a exposição “Transcurso”, na qual a artista conta, por linhas, uma história ligada aos seus pensamentos e sonhos. No mesmo lugar também está a exposição “Matérias Plásticas: Vidas Selvagens”. O acervo, cedido pela Aliança Francesa, trata do impacto causado pelo plástico na natureza.
Já no casarão do parque Gentil Diniz, Cássio Antunes traz fotografias produzidas durante a pandemia de Covid-19, na exposição “Faces do invisível: retrato de catadores de material reciclável”. Trata-se de um recorte composto por dez retratos, entre os mais de 140 produzidos. Com projetos voltados para exclusão social e crises humanitárias, as fotografias do artista foram selecionadas para as convocatórias do “Prêmio Portfólio Fotodoc”, duas vezes consecutivas para o “Festival Paraty em Foco” e “Brasília Photo Show”. A exposição fica até o dia 18/6.
Confira todas as atrações e programação de junho, clicando aqui aqui.