Em evolução intensa, a 2ª etapa do programa Asfalto Novo começou a atender mais uma via da região do Nacional. Agora, a rua Atalaia, no bairro São Mateus, também está recebendo serviços de requalificação. Este é o terceiro corredor do território em execução só nesta semana.
As equipes de trabalho iniciaram, sexta-feira (2/6), a fresagem da rua Atalaia, entre as ruas Porto Seguro e Arpoador. Na sequência, o quarteirão até a avenida Geraldo Rocha também será contemplado, totalizando uma extensão de 500m a ser revitalizada. No início da semana, as ruas Búzios e Arpoador também começaram a ser atendidas pelo programa. Além delas, a rua das Estrelas foi a primeira a receber o asfalto novo, restando, agora, as obras complementares de sarjetas e meios-fios, sinalização, drenagem superficial, rampas de acessibilidade e adequações de trânsito.
A região do Nacional contará com dez ruas e avenidas atendidas nesta etapa do programa. Em toda a cidade, serão 78 vias requalificadas, o que corresponde a 63 km de asfalto novo. O investimento feito pela Prefeitura de Contagem, nesta segunda etapa, para as obras que vão garantir mais mobilidade, segurança no trânsito e desenvolvimento para a cidade é de R$136 milhões.
Mais vias atendidas
Os trabalhos estão ocorrendo simultaneamente em três regiões da cidade. Além dos realizados no Nacional, as avenidas César Augusto Faria Simões, no Jardim Riacho (Riacho), e Haeckel Ben-Hur Salvador, no Cinco (Eldorado), também estão com serviços em andamento. Em breve, mais ruas das demais regiões também entrarão em obras.
Parceria com a população
A colaboração de moradores, motoristas e comerciantes nos locais durante a execução das intervenções é fundamental para garantir a qualidade e a durabilidade do serviço. A Prefeitura reforça que os condutores de veículos fiquem atentos às sinalizações das vias e respeitem os limites de velocidade indicados, a fim de preservar a segurança das equipes de trabalho e de quem transita pelos locais.
Além disso, é importante não estacionar nas vias que estiverem em obras; não jogar ou descartar água no local; nem transitar nas ruas com veículos, após a imediata execução do novo pavimento. Essas medidas são necessárias para que o processo de secamento do asfalto novo ocorra integralmente.