Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Contagem, devidamente formalizados, devem ficar alertas. Em um novo golpe que tem sido praticado por e-mail, golpistas estão mandando notificações sobre um “não pagamento”, relativo a um cadastramento “on-line” do empreendimento.
Na mensagem, eles anunciam que após a quitação de um determinado valor, o empreendimento teria seus produtos cadastrados na internet, para que os clientes possam encontrar seus produtos e serviços. Ao final, o e-mail informa como o empreendedor deve proceder para a “quitação” do suposto “débito”, pela oferta de uma chave de PIX para a transferência do valor, ou o pagamento de um boleto.
A comunicação em tudo se faz parecer com um contato oficial, como se fosse da Receita Federal, da Junta Comercial ou do Centro Referência do Empreendedor de Contagem, mas a Prefeitura de Contagem esclarece que nenhum desses três órgãos faz qualquer tipo de cobrança por e-mail.
O Centro de Referência do Empreendedor de Contagem constatou um crescimento no número de consultas com relação ao suposto débito.
O superintendente de Apoio ao Empreendedor e Pequenos Negócios, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), Leandro Cunha, destacou que as pessoas devem ficar atentas ao recebimento de boletos de cobrança por e-mail. “É necessário conferir se o comunicado se trata, ou não, de algo oficial, verificando junto aos sites e órgãos oficiais sua procedência”, disse.
Outros municípios também têm alertado sobre o mesmo golpe, com uma ou outra pequena diferença. Os empreendedores da cidade de Guarapuva (PR), receberam cobrança indevida de uma chamada “Associação dos Empreendedores de Guarapuva”, entidade que simplesmente não existe.
Como evitar
A primeira coisa a ser feita para não cair no golpe é não pagar o boleto. Em seguida, pesquise se a associação, realmente, existe. Se a entidade for encontrada, acesse o site da mesma e averigue se há alguma cobrança em seu nome. Caso não encontre na internet informações sobre a suposta entidade/empresa, consulte os sites de queixas, como Reclame Aqui e Procon. Também é possível verificar a autenticidade da notificação extrajudicial nos sites dos Tribunais de Justiça.
Além disso, a Prefeitura destaca que é importante estar atento aos detalhes presentes nos e-mails. Abaixo estão os principais pontos que podem sugerir uma possível tentativa de fraude:
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, os MEIs devem entrar em contato com o Centro de Referência do Empreendedor de Contagem, pelo telefone 31 99730-9239, falar com Márcio e Cleber, ou pessoalmente na avenida Haeckel Ben-Hur Salvador, 180, bairro Cinco. O atendimento é das 8h às 17h.