Para tornar a cidade mais sustentável, limpa e agradável, a Prefeitura de Contagem entregou, nesta terça-feira (6/6), à comunidade do Bernardo Monteiro e adjacências, na região Sede, o primeiro “Ponto Limpo, Ponto Verde”. O espaço, localizado na rua Reginaldo Souza Lima, 274, era usado para descarte irregular de resíduos sólidos. O projeto é uma das ações do Programa “Contagem Mais Limpa”, atividade intersetorial das secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O “Ponto Limpo, Ponto Verde”, tem como uma de suas diretrizes, evitar o descarte irregular de resíduos sólidos em locais inapropriados e manter a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada. Descartar os resíduos em locais adequados é fundamental para proteger o meio ambiente, preservar a saúde pública, prevenir acidentes, além de cumprir a legislação e promover a economia circular.
Segundo o subsecretário de Saneamento e Serviços Urbanos, João Batista de Lima Filho, a ideia é revitalizar ambientes que eram usados para descartes irregulares de resíduos sólidos pela população, como praças, espaços verdes e canteiros centrais.
“Nosso objetivo é erradicar esses pontos de descartes irregulares de resíduos na cidade. Locais onde a população descarta resíduos e que, geralmente, não são coletados pelo caminhão convencional e que deveriam ser destinados aos Ecopontos. É responsabilidade de todos nós adotar práticas de descarte adequado e consciente, visando um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras”, explicou.
O subsecretário afirmou que a ideia é inaugurar um ponto em cada regional. Além disso, novos pontos estão sendo mapeados e, em breve, deverão ser instalados. Nestes lugares, a Prefeitura realizará serviços de limpeza, monitoramento, fiscalização e fará revitalizações, promovendo à população, mais oportunidades de encontros e lazer. "Novas unidades do “Ponto Limpo, Ponto Verde” trarão à comunidade espaços arborizados, com paisagismo, lugares de convivência, que beneficiarão toda a comunidade. É importante percorremos todos os territórios, demarcando-os e levando esta mensagem para população”, afirmou.
Um dos comerciantes do entorno, Fabrício de Melo Viana, frisou que a revitalização do espaço trará mais segurança a todos, promovendo mais saúde pública, proteção do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e estímulo ao desenvolvimento econômico no local: “Fica muito perigoso quando o mato chega a um patamar acima do normal, sem contar os animais, como ratos e baratas que apareciam aqui. Estamos muito felizes com a limpeza e renovação, pois a ação traz muitos benefícios para todos”, destacou.
Para Francisco Dantas, vizinho do local revitalizado, “é preciso que a população faça a parte dela, preservando o espaço, com conscientização e educação ambiental, pois assim vai garantir que o local seja usado de maneira correta e não volte a ser um novo bota-fora irregular”, convocou.
Dantas ressaltou que a população é fundamental para a preservação do meio ambiente. "Não adianta a Prefeitura vir aqui, realizar essa ação importante e a comunidade não comprar a ideia. No que depender de mim - e tenho certeza de muitos moradores e comerciantes aqui do entorno -, vamos lutar para preservar as coisas aqui e garantir que teremos esse espaço por muito tempo”, afirmou.
Para finalizar, a superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos (Supres) da Semad, Cláudia Rezende Lopes de Souza Santos, declarou que o projeto irá agregar as pessoas no espaço público, fazendo com que todos abracem a proposta de garantir que os resíduos sejam descartados em locais adequados e, assim, preservar o meio ambiente.
“É um momento para chamar a população para participar e fazer uma reflexão. Juntos conseguiremos desenvolver uma consciência ambiental, agindo de forma responsável e contribuindo para, de fato, termos melhorias e um futuro sustentável, garantindo a preservação da nossa cidade e do nosso planeta”, finalizou.