Quem transita pela região onde a nova avenida Maracanã está sendo implantada pode presenciar diariamente os avanços inegáveis que as obras apresentam. Completado um ano de execução, o maior projeto de infraestrutura, mobilidade e saneamento em curso no município tem evoluído a olhos vistos e seu traçado está ganhando forma.
Destaque, das várias frentes de trabalho do Complexo Maracanã, é a implantação do viaduto sobre a LMG-808, na altura do bairro Granja Ouro Branco. Nos dois lados da rodovia, as estacas já foram concluídas e, em breve, os blocos começarão a ser montados. Já é possível perceber o desenho do elevado nas margens da via. No mesmo trecho, está em execução a rede de drenagem, entre a futura rotatória da avenida Maracanã até a LMG-808.
Outro avanço na obra é a continuidade da execução da galeria 2, localizada nas imediações da travessia que liga as ruas Francisco Almeida Melo e Felisbino Pinto Monteiro. Neste mês de maio, inclusive, aquele trecho foi liberado para o tráfego, melhorando a integração dos bairros Chácaras Del Rey, Praia, Granja Vista Alegre e outros. Nos próximos dias, os quebra-molas serão implantados pela Transcon para garantir mais segurança aos motoristas e pedestres. Com isso, os trabalhos no canal já apresentam avanços significativos.
A construção da ponte, localizada na avenida Dulce Geralda Diniz com rua Dr. Eunylson Lopes, que fará interseção com a av. Maracanã também tem avançado constantemente e é um dos pontos de evolução da obra que está evidente para todos que atravessam a região.
O coordenador geral da Unidade Gerenciadora do Programa (UGP Maracanã), Pedro Paulo dos Santos, destacou mais frentes de trabalhos que foram ampliadas. “Tendo em vista o término do período chuvoso, foram iniciados também, neste mês de maio, os serviços de escavação do canal, entre a galeria, na travessia das ruas Francisco Almeida Melo e Felisbino Pinto Monteiro e a avenida Dulce Geralda Diniz, já criando uma nova feição neste segmento da obra”.
Equipe reforçada
O bom andamento das obras e a resolução de várias desapropriações estão permitindo que as equipes de trabalhadores sejam aumentadas. No momento, mais operários estão sendo incorporados para acelerar a implantação da galeria 1, que fica no ponto inicial da avenida Maracanã - continuação da av. Carmelita Drummond Diniz e cruzamento com av. Albert Schwaitzer -, e do retorno 1 do corredor.
Mais ações
O Complexo Maracanã ganhará melhorias que vão privilegiar ainda mais a integração das regiões Vargem Flores com o Eldorado e a Ressaca. Isso porque, uma adequação do projeto foi incorporada para ampliar as alças que farão a interseção do novo corredor com as ruas Levi Diniz Costa, Manoel Jacinto Coelho Júnior, e conexão com a Via-630 na altura do Cemitério Parque Renascer, onde se concentra um polo industrial, logístico e empresarial, que gera grande fluxo de veículos, inclusive de carga.
Além disso, a interseção com a LMG-808 terá mais eficiência, mobilidade e segurança. Atualmente, existe uma rotatória que dá acesso à estrada Chico Mendes. Estudos apontaram que, por estar localizada em lombada com pouca visibilidade e alto risco de acidentes, será desativada e substituída pelo novo retorno que será criado, atendendo às normas vigentes e com condições mais seguras para os usuários que se dirigem à região de Nova Contagem ou para quem sobe a LMG-808 e quer voltar sentido região da Sede e do Eldorado.
Clique e confira a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC.