Em todo o território brasileiro, o dia 18 de maio, próxima sexta-feira, é marcado por manifestações e lutas em favor dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Em Contagem, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e a Comissão Permanente de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), programou a “Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com ações de mobilização, sensibilização e informação.
As atividades serão promovidas em diversas regiões da cidade, entre 15 e 18 de maio, e terão caráter informativo e de mobilização. Todas as ações são organizadas pela rede do Sistema de Garantia de Direitos, técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), juntamente como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e conselhos tutelares.
O objetivo, segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, é capacitar os educadores das escolas municipais, os alunos e a sociedade sobre a importância do tema. “A intenção é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta”, ressaltou.
Na Regional Vargem das Flores, as capacitações sobre o tema serão feitas pelos Creas e Cras, por meio de palestras educativas que culminarão com a “Caminhada de 18 de maio”. Haverá também palestras e rodas de conversas nas escolas municipais Ivan Diniz e Ápio Cardoso; encontros formativos com as equipes da Mediação de Conflitos e Fica Vivo; e capacitação dos 78 agentes comunitários de saúde da Regional.
Confira abaixo a programação: 15/5 (terça-feira) – Palestra Local: Escola Municipal Isabel Nascimento Mattos (Petrolândia) Horário: manhã e tarde 16/5(quarta) – Palestra Local: Escola Municipal Lígia Magalhães (Inconfidentes) Horário: tarde 18/5 (sexta-feira) – Caminhada 18 de maio Local/percurso: Saída da E. M. Ivan Diniz até ao Chiara PalazzoLi. Horário: 07h30 18/5 (sexta-feira) - Ação CeasaMinas – Panfletagem Horário: 7h30 Local: Ceasa Minas18/5 (sexta-feira) - Caminhada Local/percurso: Praça Paulo Pinheiro Chagas até Centro de Consultas Iria Diniz Horário: 13h
Ação conjunta: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Luta Antimanicomial)A data
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data foi escolhida, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Neste ano, o tema da campanha é "Faça Bonito", e é representada por uma Flor, simbolizando o cuidado e a proteção que devemos ter com as meninas e meninos do Brasil. A cada ano temos registrado uma adesão maior de municípios na mobilização em torno do “18 de maio”, por meio de caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, concurso de redação nas escolas, exibição de filmes e debates, realização de seminários e oficinas temáticas e de prevenção à violência sexual, panfletagem, entre outras atividades.