A alegria tomou conta de 504 formandos durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão dos cursos da Escola Móvel Sesi/Senai, ocorrida na quinta-feira (17), no auditório da Casa de Apoio de Nova Contagem. Os cursos tiveram uma carga horária de 80 horas/aula. Ao todo, 572 pessoas se inscreveram, esgotando as vagas no dia em que foram abertas, revelando o grande interesse dos moradores em se qualificar.
Os cursos foram iniciados no dia 19 de abril e foram promovidos nas tendas e na carreta que a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) montou na praça Shalon Israel. A vinda da Escola Móvel Sesi/Senai é uma promoção da Fiemg em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Governo, Regional Vargem das Flores e Secretaria de Trabalho e Geração de Renda.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Saint Clair Terres, que representou o prefeito Alex de Freitas no evento, parabenizou os formandos e disse que o interesse daqueles moradores/formandos de ter uma profissão e de se qualificar condiz com o projeto da prefeitura de incrementar na região a expansão industrial. “Está em fase de elaboração pela prefeitura um projeto que vai atrair novos empreendimentos para está grande região, através desta secretaria juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, informou ele.
A região é formada por 20 bairros e vilas, tem cerca de 100 mil habitantes e é a de menor renda per capita de todo o município, segundo informou a administradora Regional Kátia Bordoni. “A vinda da Escola Móvel significou o renascimento da esperança, pois vai oportunizar um primeiro emprego, retornar ao trabalho ou ser autônomo”, disse.
Os formandos aplaudiram de pé o presidente da Fiemg, Olavo Machado, que transfere o cargo esta semana para o empresário Flávio Roscoe. “Não poderia entregar o meu mandato sem antes trazer esta escola móvel a Contagem, cidade que tenho tanto apreço”. Segundo ele, a Fiemg prioriza as profissões que oportunizam que as pessoas tenham um empreendimento próprio, uma realidade já constatada de que 80% dos formandos abrem negócio próprio, microempresa ou atua como autônomo. A Escola Móvel começou em julho de 2011 e já atingiu 70 mil alunos em 400 cidades mineiras.
Oportunidade [caption id="attachment_9572" align="alignleft" width="300"] 504 alunos se formaram[/caption]José Martins Gomes, solteiro, mora com a mãe em Nova contagem e fez o curso de Eletricista Predial/ Assistente. Segundo ele, o curso o atualizou, pois precisava se reciclar e tentar encaminhamento, uma vez que se encontra desempregado após atuar por seis anos como eletricista em empresa terceirizada da Petrobrás em estaleiro, no Rio Grande do Sul.
A formanda Simone Ramos fez o curso de Cuidador de Idosos e teve aula com os professores Pedro Henrique e Lívia Fontoura que são enfermeiros e com a fisioterapeuta Gabriella Diniz. “Vou procurar o Sine para atuar na área, pois não quero guardar este diploma na gaveta”, revelou animada. Casada, ela mora há 34 anos em Nova Contagem e já atuou como auxiliar de cozinha. Um dos dois filhos, Lucas Mateus, fez o curso de Costura.
Para o professor do curso de Cuidador de Idosos, Pedro Henrique, e o curso dado tem uma nova roupagem, agregando mais saberes da área da Saúde como mobilidade; comunicação e alimentação, além das noções básicas para os cuidados com o idoso em situação de fragilidade, primeiros socorros, etc. “A formatura é um evento especial pela resposta dos alunos que estiveram focados durante os cursos, demonstrando muita vontade de agarrar a oportunidade dos cursos”, disse a gerente da Escola Móvel Sesi/Senai, Joana dArc Furtado.